Cotidiano

?A corrupção afetou a imagem do Brasil no exterior?, diz presidente da Apex

BRASÍLIA – Os escândalos de corrupção afetaram a imagem do Brasil no exterior, de acordo com o presidente da Agência de Promoção de Exportações (Apex), embaixador Roberto Jaguaribe. Numa entrevista para apresentar o reposicionamento estratégico do órgão – antecipado pelo GLOBO em agosto – ele disse que é preciso trabalhar para alterar essa imagem e fechar novos negócios.

? A corrupção afetou a imagem do Brasil no exterior. Temos de trabalhar para rebater isso ? explicou o embaixador ao lembrar que além da sequência de escândalos, o país enfrenta uma crise política e outra econômica:

? Mas tudo isso mostrou que o Brasil é um país de muita resiliência e de muita solidez.

Questionado sobre a possibilidade de uma nova rodada de manifestações e o agravamento da crise política, ele disse que o investidor quer é previsibilidade e ver que a economia está no rumo certo.

? Se o governo tem de mostrar alguma coisa é a capacidade de aprovar as reformas no Congresso. Isso traz muita confiança para o investidor.

Jaguaribe até previu – ao contrário de alguns analistas – que o Brasil deve começar a se recuperar no quatro trimestre deste ano. Frisou que o desempenho da economia no 3o trimestre não foi bom, mas afirmou que o trimestre atual será de estabilização da economia.

Indagado se a eleição do republicano Donald Trump nos Estados Unidos prejudicaria a pauta exportadora do Brasil, ele disse que não. A previsão do embaixador é que haverá uma onda protecionista, mas isso pode ser bom para as empresas brasileiras porque forçaria uma internacionalização.