Cotidiano

?A cidade parece tentar seguir vida normal?, diz brasileira que está em Nice

NICE ? Brasileiros que estavam em Nice, na noite desta quinta-feira, contam os momentos de desespero que viveram após o ataque de um caminhão que atropelou uma multidão e matou cerca de 84 pessoas que assistiam a comemoração da Queda da Bastilha.

Morando na Espanha há seis meses, Gabriela está de férias com a família em Nice e relatou que estava jantando a cerca de 500 metros do local do ataque.

? Ouvimos muito barulho e vimos pessoas correndo e gritando com expressão de medo. Desconfiamos que poderia ser algum atentado, mas mantivemos a calma e esperamos a multidão passar para sair do restaurante ? contou Gabriela, que continuou: ? O clima ainda é tenso. A noite foi de um silêncio insuportável, só sirenes eram ouvidas.

Segundo ela, a cidade tenta voltar a vida normal.

? Os moradores da cidade parecem tentar voltar a rotina. Muitas pessoas estão circulando pelas ruas e indo para o trabalho ? contou a estudante Gabriela Rabaldo, de 22 anos.

Apesar do desespero que viveu a jovem teme que esse ato alimente os discursos de ódio e xenofobia que circulam pela europa contar o Islã.

Morando há uma ano na cidade, a tradutorada Carolyn Oliveira, de 31 anos, contou estava no Brasil e chegou na França a tempo de participar das comemorações do dia da Revolução.

? Eu e meu marido começamos a correr e nos refugiamos dentro de um bar. Foi assustador. Os seguranças da casa desligaram as luzes e pediram para que nos afastássemos das janelas. Foram momentos aterrorizantes e o pior de tudo é que não tínhamos a menor ideia do que tinha acontecido. Muitos acreditaram que era apenas alguém assustado com o barulho dos fogos, quando saí do bar em que estava vi pessoas na rua como se nada tivesse acontecido ? revelou ela: ? Assustados com os, então boatos, voltamos para a casa de um amigo no Centro da cidade onde tivemos a confirmação. Duas amigas gregas foram orientadas a se esconder no armário do hotel, pelos funcinários do Mercure.

Ainda sem notícias de brasileiros feridos, Carolyn conta que, na cidade, as coisas correm normalmente.

? Meu marido é professor em uma universidade e não recebeu nenhum aviso apra ficar em casa. As pessoas estão indo trabalhar normalmente. Recebi numa ligação gravada do governo com um número para ligar em caso de emergência.

O Ministério das Relações Exteriores informou na manhã desta sexta-feira que ainda não há registro de brasileiros mortos ou hospitalizados em razão dos atentados de Nice. Ao menos 84 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas quando um caminhão avançou contra a multidão durante a festa da Queda da Bastilha, na noite de quinta-feira.