Cotidiano

A cada minuto dois motoristas são flagrados acima da velocidade

Segundo o Detran, somente nos primeiros oito meses do ano foram quase 651 mil multas emitidas por este motivo

Curitiba – O excesso de velocidade é a infração mais cometida pelos paranaenses. Segundo o Detran (Departamento de Trânsito do Paraná), somente nos primeiros oito meses do ano foram quase 651 mil multas emitidas por este motivo. O número é equivalente a 2,7 mil infrações por dia – duas a cada minuto.

“As pessoas imaginam que o perigo é transitar em velocidade muito alta e, dentro das cidades, dirigir pouco acima do permitido para a via não vai causar acidentes graves. Elas ignoram que velocidade segura está diretamente relacionada com a capacidade que o veículo terá para frear, caso ocorra alguma situação adversa”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

“Estudos da Organização Mundial da Saúde mostram que, quando se ultrapassa em apenas 1% o limite de velocidade em uma via, os riscos médios sobem 3% e o perigo de morte cresce até 5%. Por isso, os limites de velocidade são estabelecidos de acordo com as condições da rua, se existem escolas próximas, grande circulação de pedestres, ciclovias, entre outros”, disse.