Cotidiano

A boa vida dos cães da família Obama

201605290803415052_AP.jpg

WASHINGTON ? Os dois cachorros de Obama não vivem o que se entende tradicionalmente por ?vida de cão?. O par de cães d?água portugueses, Bo, com o peito e as patas brancas, e a toda preta Sunny, são, como o presidente, bastante populares e requisitados em suas agendas.

? Todos querem vê-los e tirar fotos com eles ? afirmou a primeira-dama, Michelle. ? Recebi um memorando no início do mês com uma solicitação na agenda deles e tive que aprovar a aparição dos cachorros.

Os dois animaram multidões no tradicional evento de Páscoa na Casa Branca, o Easter Egg Roll. E Bo ficou ao lado de Michelle Obama quando ela recebeu turistas no aniversário da posse do presidente. Os cães também fizeram a festa na visita da primeira-dama a crianças hospitalizadas na véspera de Natal. Em um sinal de como os animais de estimação são reconhecidos, em janeiro, as autoridades prenderam um homem da Dakota do Norte que teria vindo a Washington para sequestrar um dos cachorros.

2016 912692558-201605290803275050_AP.jpg_20160529.jpgBo tem 7 anos e se juntou à família Obama em abril de 2009. O cãozinho foi um presente do falecido senador Edward Kennedy, um aliado chave da campanha presidencial de 2008, que se tornou um amigo próximo da família. O presente ajudou o presidente a manter a promessa às duas filhas, Malia e Sasha, de que ganhariam um cachorro após as eleições. Sunny, tem quase 4 anos, e está com a família desde agosto de 2013.

Os dois cachorrinhos têm uma vida bastante boa.

? Eles sentam no meu colo, na minha cadeira. São bem afetuosos comigo ? conta Michelle. ? Eu gosto de deitar no chão com eles e assoprar em seus rostos. E também de fazê-los correr e assistir a um perseguir o outro. Eles são tão lindos, eu amo abraçá-los e massageá-los.

Animais presidencias costumam ser bastante populares e muitos presidentes mantiveram cachorros como companhia, como Harry Trumam já aconselhou: ?Se quiser um amigo em Washington, arranje um cão?. A cadela de estimação de George H. W. Bush chegou a ?escrever? o bestseller ?Millie?s book? (Dário de Millie em tradução livre). O labrador de Bill Clinton, Buddy, ajudou o ex-presidente com o escândalo causado pelo caso com a estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky. Barney, o cachorro de George W. Bush, teve um site oficial com o canal ?Barneycam?, que transmitia vídeos filmados com uma câmera pendurada em seu pescoço. E Lyndon Johnson conseguiu despertar a raiva dos amantes dos animais quando levantou o seu beagle pelas orelhas na frente de fotógrafos.

2016 912692375-201605290802125049_AP.jpg_20160529.jpgObama prometeu que vai arrumar tudo antes de deixar a Casa Branca em janeiro. Segundo o presidente, os cachorros ?rasgam algumas coisas ocasionalmente?. A primeira-dama contou algumas das peripécias dos membros de quatro patas da família:

? Sabe o que a Sunny faz de vez em quando? Ela escapa da cozinha e faz cocô na outro extremidade da Casa Branca.