Agronegócio

A agricultura familiar no prato da criançada

Mais de 1 milhão de refeições são servidas a alunos de escolas estaduais no Paraná diariamente e agora todas essas refeições passarão a ser fornecidas por agricultores familiares do Estado.

Os alimentos, adquiridos de 144 associações e cooperativas, abastecerão 2.146 escolas espalhadas pelos 399 municípios. O acordo já está formalizado. “Essa negociação vem sendo conduzida desde 2011”, conta o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

Segundo ele, o Paraná é o primeiro estado do Brasil a se adequar às diretrizes do Pnae (Plano Nacional de Alimentação Escolar). “O que vem da roça é bom para a criançada”, diz Ortigara. “Deixa de ser alimento enlatado para ser natural, vindo diretamente da terra.”

Ortigara reforçou almejar também um cenário em que, futuramente, toda a alimentação escolar seja fornecida por agricultores familiares orgânicos ou agroecológicos do Estado. “Temos esse desafio. Enquanto isso, nosso dever é minimizar o uso de insumos químicos, cuidar bem do solo, da água e rumar para a conversão de novas áreas, para que possamos um dia promover, de forma sustentável, orgânica e agroecológica, toda a alimentação escolar.”

O Paraná também passou a contar com um Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual – ?que se dedicará ao estudo dos possíveis caminhos para o cumprimento dessa meta. O plano é que, até 2030, 100% da alimentação escolar paranaense seja orgânica ou agroecológica.