Cotidiano

Comissão começa hoje a debater reajuste dos servidores estaduais

O grupo de trabalho vai avaliar as questões relativas ao pagamento da data-base e reposição da inflação acumulada ao funcionalismo público estadual

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr
Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

A primeira reunião da comissão permanente que debaterá as demandas dos servidores estaduais está marcada para esta sexta-feira (3), às 14h. O grupo de trabalho vai avaliar as questões relativas ao pagamento da data-base e reposição da inflação acumulada, além de pautas sobre a saúde do trabalhador e reformas estruturantes. O propósito é analisar alternativas para atender as demandas dos servidores e também as exigências legais que o Estado precisa cumprir.

O Estado será representado por cinco membros titulares indicados pela Governadoria, Casa Civil e Secretarias da Fazenda, Planejamento e de Administração e da Previdência.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior indicou Mauro Rockenbach, superintendente de Diálogo e Interação Social, para presidir a comissão. Os demais titulares serão João Luiz Giona Júnior, superintendente do Observatório de Desempenho Governamental, da Casa Civil; Fernades dos Santos, diretor-geral da Fazenda; Bráulio Cesco Fleury, diretor-geral da Secretaria da Previdência; e João Evaristo de Biasi, diretor-geral do Planejamento.

Os suplentes do Governo serão Marcos Aurélio Souza Pereira (Governadoria), Eduardo Vinícius Magalhães (Casa Civil) e Paulo Roberto Lucas (Planejamento).

Pela Assembleia Legislativa do Paraná vão participar o líder do Governo, Hussein Bakri, e o deputado Professor Lemos. Segundo Bakri, o objetivo é esgotar o diálogo. “O governador Ratinho Junior reconhece o direito dos servidores em reivindicar a data base e tem todo o desejo em atendê-los nos seus pleitos. Com a comissão de trabalho formada poderemos chegar a um denominador comum”, destaca.

O Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES) indicou para a titularidade a sua coordenadora, Marlei Fernandes de Carvalho, e Ricardo de Carvalho Miranda, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen); Jaqueline Pereira Tillmann, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Paraná (SindSaúde); José Maria de Oliveira Marques, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar), e Michel Franco, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região (Sindipol).

Os suplentes serão Donizetti Aparecido Rosa da Silva, do Sindicato Estadual dos Servidores Públicos da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e Afins (Sindeseab); Hermes Silva Leão, da APP-Sindicato; Giancarlo Tozo, do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior do Oeste do Paraná (Sinteoeste); Marcelo Alves Seabra, do Sindicato dos Servidores Públicos Técnico-Administrativos da UEL (Assuel); e Carolina Barbieri Brito Nadolny, do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus).