Cotidiano

775 idosos sem cadastro

Conforme decreto do governo federal de julho de 2016, todos os idosos a partir de 65 anos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) precisam estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais.

Em Cascavel, 2,8 mil idosos recebem o BPC. Do total, 2.025 já foram inclusos no Cadastro até setembro – levantamento mais recente no município -, faltando 27,6% do público estimado pela Secretaria de Assistência Social. A inclusão dessas 775 pessoas deve ser feita até 31 de dezembro, prazo estipulado pelo Ministério de Desenvolvimento Social.

Os números, no entanto, podem ser menores, já que entre 2 e 6 de outubro foi realizada a I Semana de Mobilização para inclusão ou atualização de cadastros de idosos que são beneficiários do BPC. “Como os atendimentos realizados em outubro ainda não foram contabilizados acredita-se que seja ainda um número menor”, informa a secretaria.

Quem não fizer o cadastro até dezembro terá o benefício bloqueado pelo governo federal para averiguação. Em Cascavel, os cadastros podem ser feitos nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) dos bairros Cancelli, Santa Cruz, Cascavel Velho, Interlagos, Periolo, 14 de Novembro, Riviera, Neva e também na sede do Cadastro Único, próximo à rodoviária, no centro.

Onde os cadastros podem ser feitos?

Cras Cancelli – Rua Ernesto Farina, 555 – (Lot. Claudete)

Cras Central – Rua Curitiba, 1241 – (Esq. Pio XII) – Neva

Cras CEU/Santa Cruz – Rua Caiçaras, 401

Cras Cascavel Velho – Rua Londres, 980

Cras Interlagos – Rua Solidariedade, 733 – (Lot. Julieta Bueno)

Cras Periolo – Rua Jaraguá, 406

Cras 14 de Novembro – Rua Romário Correia de Oliveira, 487

Cras Riviera – Rua Panamá, 4107 – Floresta

Central do Cadastro Único – Rua Rio de Janeiro, 3118 – Próximo à rodoviária