Saúde

70% dos óbitos de covid-19 são de idosos

A média total é de exatos 68 anos

70% dos óbitos de covid-19 são de idosos

Toledo – A Secretaria de Saúde e o COE (Centro de Operações Emergenciais) divulgaram a evolução da pandemia do novo coronavírus em Toledo. Uma das estatísticas revela o perfil dos 50 óbitos registrados até o dia 8 de setembro em decorrência da doença. A maioria deles, 70%, é de pessoas com mais de 60 anos de idade. A média total é de exatos 68 anos.

Entre os homens, foram registrados oito óbitos acima dos 80 anos, oito entre 70 e 79 anos, três entre os 60 e 69 anos, três entre os 50 e 59 anos, quatro entre os 40 e 49 anos e um entre os 30 e 39 anos.

Já entre as mulheres, foram registrados nove óbitos acima dos 80 anos, e duas tinham entre 70 e 79 anos. Nas demais faixas etárias, foram cinco entre os 60 e 69 anos, dois entre os 50 e 59 anos, três entre os 40 e 49 e dois entre os 30 e 39 anos.

 

Perfil jovem

Se considerar o perfil dos novos casos positivos para covid-19 de 26 de julho a 31 de agosto, a maioria das pessoas contaminadas (80,5%) está na faixa etária de 20 a 59 anos de idade.

A médica da Comissão Técnica em Saúde, Gabriela Kucharski, afirma que a maior preocupação é com os jovens que convivem com idosos dentro de casa. “Ele precisa pensar bem antes de frequentar uma balada ou um lugar com aglomeração, principalmente onde as pessoas não se cuidam adequadamente”, alerta a médica.

Essa é uma preocupação compartilhada por vários profissionais de saúde: é de que as pessoas que estão contraindo o vírus são aquelas economicamente ativas, na idade adulta, com a saúde mais estabilizada. Porém, elas acabam sendo transmissoras do vírus para os familiares e pessoas de idade mais avançada.

A médica ressalta ainda importância de manter práticas saudáveis, mesmo no isolamento e no distanciamento social, a fim de manter a saúde física e mental em dia. “Fazer uma caminhada e pegar um sol no próprio bairro, dar uma volta na quadra é recomendado e saudável. Basta escolher horários de menor movimento e usar máscara”, explica a médica.