Cotidiano

7 Erros que o vendedor não pode cometer

É bom deixar bem claro que todos são suscetíveis ao erro, o que vale para todas as profissões. Como diz o ditado “é errando que se aprende”

7 Erros que o vendedor não pode cometer

Quem planeja um dia de trabalho sabe que imprevistos acontecem, independente da preparação. No entanto, reconhecer falhas ajuda a evitar novos problemas. A pessoa que trabalha com vendas também não está livre disso. Existem erros que o vendedor não pode cometer se pretende conquistar seu espaço no mercado.

 

A partir dessa descoberta, é possível arquitetar novas estratégias para evitar insucessos. Imprevistos. Situações que poderiam facilmente comprometer todas as metas, interferindo diretamente no valor planejado com as campanhas de venda.

 

É bom deixar bem claro que todos são suscetíveis ao erro, o que vale para todas as profissões. Como diz o ditado “é errando que se aprende”. 

 

Mas não use isso como desculpa para errar na mesma condição mais de vinte vezes. Recicle suas ideias e ações se as coisas não estão saindo como o esperado. Para te ajudar nessa missão, reunimos 7 erros que o vendedor não pode cometer. 

 

Saiba o que não fazer e evite as negociações frustradas!

  • Exagerar na fala

Ninguém gosta daquela ligação no meio do dia, cheia de propostas, em que o vendedor mal respira para falar. Exagerar na fala, sobrepondo a voz por cima do cliente, é um dos erros que o vendedor não pode cometer.

 

Erra o vendedor que não dá espaço para o cliente responder e nem melhora os argumentos quando ouve negativas. Não seja esse tipo de pessoa! Escute com bastante atenção o que o cliente diz, apresente uma contraproposta que possa fazê-lo mudar de ideia. Seja convincente, sem ser invasivo. Seja objetivo; não seja confuso.

  • Ser um vendedor desorganizado

O princípio “manter a organização” compõe o manual de qualquer profissão, não é mesmo? Uma pessoa que não segue um planejamento, um cronograma e suas metas, corre o risco de esquecer alguma coisa.

 

Ser um vendedor desorganizado é um dos principais erros ao trabalhar com vendas. Afinal, quem trabalha nesse ramo conta com metas estabelecidas previamente. E quando não acompanha esse controle, vê seu faturamento ser atingido pela falta de organização.

 

Cumpra as metas, respeite os prazos, evite um embate com seus clientes, gerencie com tranquilidade o seu trabalho. Caso contrário, os processos de vendas ficam em risco, seu orçamento também.

  • Se desestabilizar

Não se desestabilize por acontecimentos pessoais ou profissionais durante o expediente. Tente ao máximo redobrar a atenção nas etapas de venda.

 

Um vendedor distraído, perde a confiança e o poder persuasivo na hora de convencer seus clientes. Por mais desafiador que seja, se esforce para estar concentrado totalmente no seu trabalho. Seja totalmente profissional, não cometa esse erro!

  • Não faça propaganda enganosa

O consumidor que se revolta por ter sido ludibriado se enfurece com razão. Ninguém fica satisfeito por ter caído na lábia de um vendedor, não é mesmo? Por isso, não crie falsas narrativas apenas para vender um produto! Seja justo.

 

Este é um dos erros que um vendedor não pode cometer, principalmente se quer continuar sendo respeitado no mercado. Lembre-se que a transparência é uma das características mais procuradas em vendedores. Portanto, seja claro, objetivo e transparente. Não minta sobre seus produtos.

 

Em vez de fazer propagandas enganosas para tentar convencer o cliente, procure estudar técnicas para quebrar as objeções de vendas.

  • Tratar mal o cliente

Independente do seu tipo de trabalho, jamais trate mal o cliente. Muitos vendedores falam com os clientes como se fosse um grande favor. Transmitem irresponsabilidade ao forçar o cliente de inúmeras formas, mesmo depois de várias negativas.

 

Respeite a vontade soberana do cliente. Tente apresentar uma contraproposta, mas seja amigável. Não insista nem insulte a pessoa que negou. Isso pode fazer diferença quando o cliente mudar de ideia.

  • Desconhecer seus pontos a melhorar

Ser autocrítico contribui bastante para quem quer prestar um serviço de qualidade. Vale a pena analisar as ações no trabalho com vendas a fim de descobrir o que precisa ser mudado.

 

Quem percebe suas imperfeições visualiza onde deve melhorar, quais conceitos precisa aprender e como fazer. Caso contrário, o vendedor continua falhando e ignorando erros que não pode cometer.

  • Escolher uma péssima abordagem

Notou que o cliente não está muito disposto a ouvir sua abordagem ou seu papo sobre o clima? Não insista por esse caminho. Entre os erros que um vendedor não pode cometer está não analisar os rumos da conversa. Escolher uma péssima abordagem e mantê-la sobre todas as coisas.

 

Se o comprador parece querer encerrar o atendimento, use atalhos, seja mais direto. Se ele está animado e disposto a ouvir a proposta, converse com simpatia, deixando-o à vontade.

 

Seja você a pessoa que examina o terreno, se adaptando para dar continuidade às etapas de venda.

 

Como pode perceber, todo cuidado é pouco para não ver suas vendas indo por água abaixo. Lembre-se sempre dos erros que um vendedor não pode cometer para evitar complicações com seu trabalho.