Cotidiano

6,3 mil negativados em maio

Dados do SPC (Serviços de Proteção ao Crédito) da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) mostram que o número de consumidores negativados subiu 5% em maio comparativamente ao mesmo período do ano passado. Ao todo, 6.385 pessoas deixaram de honrar pagamentos com o comércio e com empresas de Cascavel no mês anterior, enquanto em maio de 2017 este número era de 6.058.

Além disso, a quantidade de pessoas que deixaram o SPC também reduziu em maio em relação a igual período de 2017. Conforme o SPC, as baixas registradas no mês passado foram de 3.083 consumidores contra 3.525 do ano anterior.

O SPC também constatou redução nas consultas em maio de 2018 em comparação com maio de 2017. Neste caso, a queda é de 10%. Elas totalizaram 53.870 contra 48.349 de agora.

O motivo

Conforme o diretor do SPC da Acic, Genésio Pegoraro, o aumento no número de negativados é um reflexo da mobilização dos caminhoneiros, que ocorreu em todo o Brasil entre 21 a 30 de maio. Neste período, o ritmo de negócios e vendas reduziu de maneira expressiva. “Historicamente, o mês de maio é muito bom, e seguimos numa crescente até a semana que antecedeu a paralisação. Depois disso, o País praticamente parou, afetando o comércio e as empresas de modo geral”, relata Pegoraro, que lembra: “foram dias muito ruins ao setor”.

A expectativa é de que o cenário melhore com a aproximação do Dia dos Namorados, comemorado na terça-feira (12). Pegoraro estima que as vendas no comércio subam até 6% em relação ao ano passado, o que deve contribuir para que os consumidores acertem suas dívidas a tempo de comprar um presente. “Estamos otimistas, mas também cautelosos. Há confiança nesta recuperação, tanto nas vendas quanto nas baixas do SPC”, afirma.