Policial

5º CRPM é o mais letal do mundo

No oeste e no sudoeste do Estado foram registrados, até julho, 78 confrontos armados

Cascavel – Composto por cinco batalhões, o 5º CRPM (Comando Regional da Polícia Militar), com sede em Cascavel, é considerado o mais letal do mundo. A informação é do tenente-coronel Washington Lee Abe, que comanda a corporação, e foi dada durante sessão na Câmara de Cascavel, ontem.

Segundo o comandante, a informação leva em conta estudos da ONU (Organização das Nações Unidas) em que a questão da violência de uma região é avaliada pela letalidade das ações policiais e dos homicídios. “Este estudo, feito por um suposto especialista, diz que a polícia mais letal do mundo é a Polícia Militar do Brasil. No Brasil, a mais letal é a do Paraná e, no Estado, o Comando Regional que está na primeira colocação é o 5º”.

Conforme o coronel, somente neste ano, na área de abrangência do 5º Comando, foram registrados 78 confrontos armados. “Estamos em uma guerra armada. Não vamos falar aqui de mortes, mas das ações policiais que terminaram em um embate entre criminosos e militares”.

Em relação ao número de homicídios, especificamente de Cascavel, o coronel cita que os dados de 2017, no comparativo com o ano passado, caíram 25%. Foram 56 em 2016 e 42 este ano.

Três penitenciárias cheias por mês

Outro dado apresentado pelo tenente-coronel Washington Lee Abe na Câmara de Vereadores é o grande número de prisões feitas pelas equipes dos Batalhões das regiões oeste e sudoeste do Paraná. Segundo Lee, de 1º de janeiro até 31 de julho foram feitas 8.131 detenções. “Este número representa 32% de todas as prisões feitas pela Polícia Militar do Paraná”.

De acordo com o comandante, a “produção” de presos da área gera uma necessidade de pelo menos três penitenciárias por mês no Estado.

O tenente-coronel ressaltou as dificuldades encontradas após a implantação das audiências de custódia: “Infelizmente, a Justiça, em números, conseguiu arrumar a sua vida. Mas no dia a dia vemos que os bandidos estão nas ruas num prazo cada vez mais rápido e são justamente esses criminosos que têm entrado em confronto diariamente com a polícia”.

Números do 5º Comando

Ainda na Câmara de Cascavel, o tenente-coronel Washington Lee Abe repassou alguns números que demonstram a eficiência do 5º CRPM (Comando Regional da Polícia Militar). Confira:

*65% de toda droga apreendida pela PM no Paraná foi feita nas regiões oeste e sudoeste;

*Foram retiradas de circulação 726 armas, o que equivale a 27% do total do Estado;

* 92% de toda mercadoria contrabandeada do Paraguai foi interceptada pelos militares do 5º Comando;

*Nos sete primeiros meses de 2017 a PM localizou 1.101 carros furtados/roubados, o que representa 29% do total de recuperados no Estado.