Agronegócio

572 mil animais começam a ser imunizados no oeste

Produtor precisa confirmar a imunização à Adapar, sob risco de ter fiscalização na propriedade

Toledo – A partir de hoje até 31 de maio, 572 mil bovinos e bubalinos, de um rebanho de aproximadamente 900 mil animais, precisam ser imunizados contra a febre aftosa nos Núcleos Regionais da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) de Cascavel e de Toledo.

Segundo o veterinário da Adapar em Toledo, Gilmar Pereira Neves, os animais a serem vacinados agora são aqueles que têm até dois anos de idade. Já em novembro, na segunda campanha do ano, todo o rebanho precisa receber a dose. Somente no núcleo de Toledo 152 mil precisam receber a vacina. Os demais estão todos no núcleo de Cascavel.

Gilmar lembra que o que se espera é todo o empenho e a determinação possíveis, afinal, o Paraná caminha no sentido de ser declarado área livre da doença sem vacinação. Hoje o status é área livre da doença, mas com imunização. O pedido para que isso ocorra ainda neste ano segue nas mãos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e, caso ele seja concedido, 2018 promete ser o último ano de aplicação das doses.

Enquanto a resposta não chega, o trabalho é reforçado no campo: “O produtor está consciente, mas quem deixar de vacinar vai receber a fiscalização em casa, terá aplicação de multa [de R$ 100 por cabeça não vacinada] e será obrigado a fazer a imunização assistida. É muito menos complicado aplicar a vacina dentro do prazo, pois custa cerca de R$ 1,50 por dose”, completa o fiscal.

Em todo o Paraná, de um rebanho de 9 milhões de cabeças, 4,2 milhões delas serão submetidas à imunização neste mês.

Lançamento amanhã

A Adapar lança amanhã (2), às 9h, no auditório do Sindicato Rural de Cascavel, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a aftosa deste ano. O reforço a ser dado será à importância de os pecuaristas vacinarem seus rebanhos.

A veterinária Michele Honaga completa lembrando que todo o processo continua normal: “Não houve alteração comparada aos outros anos. Todos os animais de até dois anos precisam ser imunizados com cinco ml da vacina. Apesar de a vacinação ser somente desses animais, a comprovação de todo o rebanho precisa ser feita nas centrais da Adapar”, frisou.

O procedimento também pode ser feito online por meio de casas agropecuárias cadastradas. O diretor secretário do sindicato, Paulo Vallini, reforça o papel importante do produtor na vacinação: “Estarmos livres da doença é benéfico para o setor. Temos que colaborar”.