Cotidiano

57% das intoxicações são devido à automedicação

Curitiba – Em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde alerta a população sobre os riscos graves causados pela automedicação. Dados da Vigilância em Saúde mostram que, desde 2013, o Paraná já notificou e confirmou 20,6 mil casos de intoxicação causada por medicamentos. Em 2017, foram registradas cerca de 5,7 mil casos, o que equivale a 57% de todas as intoxicações.

A faixa etária entre 20 a 49 anos corresponde a mais da metade do total de intoxicações de medicamentos confirmadas ano passado – as mulheres lideram o índice de situações, totalizando 71% dos casos. A maioria dos índices de acidentes com medicamentos corresponde a tentativas de suicídio (74%), acidentais (11%) e automedicação (4,5%).

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, chama atenção para o correto uso da medicação. “Não faça uso da automedicação. O medicamento que serviu para seu marido, sua esposa, para a vizinha ou para qualquer outra pessoa pode não servir para você. Usar medicamentos sem a devida prescrição coloca a sua saúde em risco”, destaca Nardi.

O secretário ainda ressalta que a Farmácia do Paraná e as unidades de saúde têm profissionais capacitados para orientar a população paranaense sobre o assunto: “Na dúvida, procure nossa rede de atendimento e não tome medicamentos por conta própria. Você tem o nosso apoio para fazer a escolha correta. Só tome ou dê medicamentos prescritos pelo médico ou dentista”.

Cuidados

É considerado uso racional quando os pacientes recebem medicamentos apropriados, em doses adequadas, por um período determinado e com todas as informações necessárias para que faça o tratamento prescrito corretamente.

De acordo com o diretor do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, uma das maiores dificuldades para o uso consciente de medicamentos é o fácil acesso da população aos remédios. Ou seja, quando uma pessoa compra medicamento isento de prescrição na farmácia sem consultar um profissional de saúde, como o farmacêutico.

“A automedicação é extremamente perigosa e pode trazer riscos gravíssimos ao tratamento e à saúde do paciente. Por isso, é essencial que os profissionais informem adequadamente a população em todas as etapas, que engloba desde o tratamento até a forma de armazenagem da medicação”, explica Santana.

Prevenção

Para reduzir os riscos, a Secretaria de Estado da Saúde produziu uma carteirinha para registro dos medicamentos em uso, para que os pacientes apresentem na consulta médica e na farmácia. O documento, que é distribuído há três anos nas unidades de atendimento, indica a hora e a dose de cada medicação e tem ajudado pacientes que utilizam vários medicamentos.

A secretaria também confeccionou uma série de materiais gráficos orientando os pacientes para o controle da medicação, cuidados no armazenamento e alertando sobre os cuidados e o uso racional de medicamentos.

Calendário de ações

Para marcar a data, a secretaria estadual, em parceria com o CRF-PR (Conselho Regional de Farmácia do Paraná), promove atividades educativas em várias cidades do Estado durante a semana. As ações começaram na quinta-feira (3), em Umuarama. Ontem, as equipes da Vigilância Estadual e do CRF-PR orientaram a população de Curitiba e Ponta Grossa. Os eventos seguem neste sábado (5), com atividades em Cascavel, Palmas, Maringá e Londrina.

São oferecidos serviços farmacêuticos de aferição de pressão arterial, glicemia, além de informações sobre o descarte de medicamentos vencidos ou em desuso e orientações gerais.

Os materiais são distribuídos nas Unidades de Saúde e eventos ou podem ser acessados AQUI.