Cotidiano

5,5 mil lojas de shoppings fecham por ausência de funcionários

A Abrasce já havia manifestado ser contrária à medida, mesmo entendendo que o momento exige atenção redobrada

São Paulo - Lojas reabertas no Shopping Light após início da fase de transição do Plano São Paulo para combate à covid-19, que permite o funcionamento das lojas de shopping centers das 11h às 19h.
São Paulo - Lojas reabertas no Shopping Light após início da fase de transição do Plano São Paulo para combate à covid-19, que permite o funcionamento das lojas de shopping centers das 11h às 19h.

5,5 mil lojas de shoppings fecham por ausência de funcionários

São Paulo – Os shoppings vêm sendo questionados a responder se não é a hora para reduzir o horário de funcionamento ao público diante do avanço da ômicron, variante do coronavírus que vem sendo a responsável pela aceleração das contaminações a patamares diários acima de 200 mil casos no país.
Esse debate foi iniciado por outra entidade, a Ablos (Associação Brasileira dos Lojistas Satélites). Pàra a Ablos, a redução do horário de funcionamento ajudaria os lojistas a lidar com o problema da falta de funcionários que estão, dia após outro, sendo infectados pelo coronavírus e precisando se afastar das funções.

A Abrasce já havia manifestado ser contrária à medida, mesmo entendendo que o momento exige atenção redobrada. “Compreendemos que o setor de shopping centers trabalha há quase dois anos com medidas sanitárias que garantem o bom funcionamento dos empreendimentos sem colocar em risco a integridade física de funcionários, lojistas e frequentadores”, disse, em nota.

A entidade afirmou ainda, em levantamento feito pela Infomoney, que o setor segue cumprindo o que determina decretos estaduais e municipais, como uso obrigatório de máscara, aplicação das regras de distanciamento para evitar aglomerações, disponibilização de álcool em gel nos mais variados pontos dos empreendimentos, campanha de incentivo a vacinação da população, dentre outras iniciativas.

 

Saúde pede para que empresas aceitem os testes de Covi-19 como afastamento

 

Cascavel – O secretário Municipal de Saúde, Miroslau Bailak, encaminhou a Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), um ofício pedindo para que as empresas aceitem como atestados os testes de Covid-19, devido ao atual momento de aumento de número de casos. Isso ocorreria em caráter excepcional para justificar o afastamento temporário do trabalhador do emprego.

Segundo Miroslau, muitas pessoas realizam testes para detecção da presença do vírus e após constatar o resultado positivo, se dirigem às unidades de saúde e unidades de pronto-atendimento, mesmo que assintomáticos, apenas em busca da emissão de atestado médico a fim de justificar sua ausência no trabalho. Aceitando o teste como comprovante, diminuiria a circulação de pacientes infectados com o vírus e, consequentemente, o contágio de mais pessoas.

Em nota, a Acic disse que com base em orientações passadas pela sua assessoria jurídica, em caso de dúvidas, o empregador pode sim exigir o atestado médico, que é o documento legal para justificar o afastamento e abonar as faltas no período. Para o Ministério da Saúde, a orientação é de que o afastamento seja de 5 dias para os casos sem sintomas respiratórios e febre e de 7 dias para os casos com sintomas respiratórios ou febre.