Policial

500 nos cubículos

Quase um mês após o fim da rebelião na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) e sem previsão de quando a unidade prisional será novamente reformada, 500 dos 780 presos que estão dentro da Penitenciária devem estar nos cubículos até amanhã.

A informação foi confirmada ontem à reportagem do Hoje News pela assessoria de imprensa da Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária).

Conforme a assessoria, foram realizados reparos emergenciais na unidade penal e, na última semana, 250 presos foram removidos para suas celas. Amanhã outros 250 voltarão para os cubículos.

No fim de novembro o juiz da VEP (Vara de Execuções Penais), Paulo Damas, oficiou o Estado para que, em um prazo de 24 horas, fossem instalados banheiros químicos no solário onde os detentos permaneciam. Quanto a isso, a Secretaria disse que por conta da transferência para as celas, não será necessária a instalação.

Atendimento médico

Outro ponto solicitado pela Justiça é de que os presos que precisassem de atendimento médico fossem levados ao Complexo Médico Penal, em Curitiba. Mas, segundo a direção da PEC, não há nenhum detento na unidade que necessite de remoção para tratamento médico, uma vez que uma equipe de saúde (médico e enfermeiros) realiza atendimento diário dos presos. Quanto aos familiares, a assessoria informou que direção da PEC e o setor de serviço social tem feito atendimento diário dos familiares dos detentos.