Cotidiano

5 mil notificações mensais

Apesar da conscientização de proprietários de estabelecimentos quanto às exigências necessárias para a prestação de serviços e venda de produtos à população, por mês a Vigilância Sanitária emite mais de 5 mil notificações por algum tipo de irregularidade.

De janeiro a setembro de 2016 o setor emitiu 57.588 notificações entre os estabelecimentos vistoriados e já neste ano o número caiu para 53.205, o que representa uma queda de 8%.

Entre os locais que apresentam mais problemas estão os do segmento alimentício por consequência de surtos alimentares. Quando verificadas as irregularidades, o estabelecimento é intimado a cessar as atividades e fazer as adequações necessárias.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica neste ano já foram verificadas três interdições até o momento. Em relação ao ano passado não há compilação de dados.

Monitoramento

Segundo o secretário de Saúde, Rubens Griep, a segurança por meio do licenciamento sanitário é garantida por meio do trabalho de monitoramento da Vigilância Sanitária.

“Monitoramos e realizamos o licenciamento sanitário de todos os serviços de saúde, do comércio e das indústrias. Hoje o cidadão que frequenta qualquer lanchonete, pode ter segurança, pois a Vigilância Sanitária estabeleceu uma rotina de fiscalização e concedeu o licenciamento sanitário”, explica.