Cotidiano

5 Dicas para ter um gramado perfeito

Embora pareça fácil (a irrigação, o corte e a adubação), o empenho é crucial para conseguir o verde dos sonhos

Summer grass background - closeup of fresh bright green grass on the lawn lit by shining sunbeams. Grass landscape, lowest point of shooting
Summer grass background - closeup of fresh bright green grass on the lawn lit by shining sunbeams. Grass landscape, lowest point of shooting

Se você pretende manter um jardim saudável ou deseja preparar um gramado admirável, saiba que algumas técnicas devem ser seguidas à risca. Que tal 5 dicas para ter um gramado perfeito? Pois é, desenvolvemos uma lista incrível com os cuidados essenciais para ter um ótimo resultado nessa tarefa.

 

Seja profissional ou alguém que não pode bancar esse tipo de assistência, as indicações ajudarão bastante! Destacamos ainda a importância de ler com atenção para não cometer erros comuns que podem prejudicar o desenvolvimento da grama. Mesmo que existam métodos até para recuperar jardins, é necessário realizar a manutenção para evitar problemas.

 

Embora pareça fácil (a irrigação, o corte e a adubação), o empenho é crucial para conseguir o verde dos sonhos. Então, acompanhe as recomendações eficazes para cuidar do gramado, tornando-o mais saudável e vivaz.

 

1.  Saber o tipo que você quer

Esta dica cabe principalmente para quem está começando a planejar o gramado do zero. Saiba que existem diversas ideias, e espécies, para escolher. No entanto, algumas questões podem influenciar nas alternativas. Aspectos como clima habitual da região, períodos em que receberá luz solar, se o jardim é decorativo ou servirá de caminho…

 

Ou seja, antes de colocar a mão na massa, estude as situações da área externa para saber o tipo ideal. Geralmente, a vegetação mais escolhida é a Grama Esmeralda, pela sua característica brilhante e saudável. Além disso, a espécie conta com folhagens menores, garantindo uma estética suave e cheia de charme.

 

Mas, tem quem prefira as espécies: São Carlos, Coreana, Santo Agostinho ou Bermuda. Também são opções maravilhosas para ter um gramado perfeito!

 

2.  Como plantar

Para iniciar o projeto no espaço reservado, pode optar pela compra de sementes ou pelas placas já prontas. Basta limpar a área antes e realizar a tarefa em dias chuvosos, isto é, preferencialmente.

 

A fim de evitar imperfeições no crescimento da vegetação, mantenha o terreno livre de pedras, resquícios de materiais e lixo. Antes de começar, tenha certeza de que toda a área está nivelada adequadamente. Caso contrário, algumas ferramentas podem resolver o empecilho, como a enxada e o ancinho.

 

Se no local serão colocados dispositivos de irrigação, analise possíveis locais que contenham muita água. Isso pode danificar as plantas, causando apodrecimento e obstáculo na aquisição de nutrientes.

 

3.  Faça a manutenção do corte

Quando a meta é manter uma grama perfeita e sadia, o corte deve ser frequente. E no tempo certo, é claro.

 

Além disso, aconselha-se a utilização da ferramenta com melhor performance em variados tipos de jardim: a roçadeira. Visto que ela alcança pontos em que outros recursos não chegariam. É uma máquina excelente para nivelar gramados, remover pequenas ervas que se desenvolvem por ali e para podar. Então opte por usar a roçadeira na hora de cortar, se você não sabe qual roçadeira comprar, veja uma lista com as melhores aqui.

 

Mas, vale destacar algumas dicas importantes:

 

  • Mantenha o cuidado para partir apenas a folhagem sem atingir o caule. Isso prolongará o verde vivo do seu gramado.

 

  • Em estações de forte calor, como o verão e a primavera, faça o trabalho de 7 em 7 dias.

 

  • Evite cortar durante a noite, quando a temperatura fica mais baixa, prolongando a umidade e ocasionando a degradação.

 

  • Se estiver no inverno, ou mesmo no outono, corte de 15 em 15 dias. Uma vez que nestas épocas do ano o gramado leva mais tempo para crescer.

 

  • Não passe tempo demais sem fazê-lo. A grama alta pode enganar; e ao podá-la, o aparelho tem tudo para atingir o caule. Removendo assim o verde e tornando a vegetação mais seca.

 

4.  Como irrigar

A irrigação das plantas é sagrada! Irrigá-las corretamente fortalece sua longevidade, estimula o fluxo de alimentação e crescimento, além de frustrar a proliferação de fungos. Então, como irrigar?

 

Faça isso dia a dia sem exceção, de modo totalmente uniforme. Aconselha-se irrigar duas vezes por dia em temporadas de calor, já que o gramado pode ficar desidratado mais rápido.

 

Outro ponto importante é manter a rotina de regar o jardim pela manhã e/ou início da tarde. A grama molhada à noite, com temperaturas mais amenas, favorece a disseminação de funções e bactérias.

 

5.  Para nutrir: Adubação!

Até aqui você já aprendeu como molhar o jardim, viu dicas para escolher a grama e como plantar; e descobriu ainda a importância da roçadeira. Agora, é hora de falarmos sobre a nutrição do gramado perfeito. E isso é possível com a adubação executada de maneira certa.

 

Adubar o solo regularmente possibilita a reposição de nutrientes fundamentais para a vegetação. As substâncias retiradas do solo precisam ser renovadas através dos fertilizantes. O que deve ser feito a cada 3 ou 4 meses, observando a quantidade indicada pelo fabricante e pelas medidas da área.

 

Não se esqueça de irrigar o solo logo depois da ação, para que o fertilizante atue depressa e ativamente.

 

Informe publicitário