Cotidiano

5 Dicas inteligentes de como montar um home office

Para organizar um escritório, alguns itens essenciais não podem ficar de fora. Elementos que forneçam conforto, produtividade e saúde

Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.
Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.

Na era digital, aprender como montar um home office virou peça-chave para trabalhar de casa. E até mesmo assegurar um espaço mais preparado na hora de estudar. Vale destacar, que a pandemia acabou implementando a necessidade do trabalho remoto. Estudantes, prestadores de serviço, gestores e funcionários tiveram que se adaptar.

 

Para organizar um escritório, alguns itens essenciais não podem ficar de fora. Elementos que forneçam conforto, produtividade e saúde. 

 

É bem verdade que a missão de equipar o local de trabalho requer investimento. Mas dá para montar um home office gastando pouco, viu? Os melhores móveis são aqueles que atendem às suas necessidades profissionais/educativas sem prejudicar sua saúde. Itens de boa qualidade, bonitos e funcionais.

 

Mas, se você ainda não sabe como fazer isso, confira 5 dicas inteligentes de como montar um home office.

  • Priorize uma cadeira confortável

Quem tem o objetivo de trabalhar em casa, passará bastante tempo sentado, diante de uma tela. Portanto, priorize uma cadeira confortável.

 

A falta de equipamentos apropriados desencadeia uma série de problemas no corpo. Como tendinite, dor na coluna, escoliose, entre outras condições físicas. Nestes casos, além de consultar um fisioterapeuta, se deve trocar imediatamente o maquinário.

 

Quer uma dica inteligente de como montar um home office? Invista em uma cadeira ergonômica, como a cadeira gamer, por exemplo. O assento precisa oferecer regulagem de altura, de modo que se possa apoiar a planta dos pés no chão ou em um apoio da própria cadeira. 

 

Certifique-se de que o móvel tenha o descanso para os braços, a fim de não deixá-los “pendurados” enquanto digita. Lembrando que devem ficar em linha reta, paralela ao chão.

  • Conte com uma bancada funcional

Se faz parte do time que quer montar um home office mais simples, tudo bem. Mas vamos combinar uma coisa: trabalhar num puff com o notebook jogado por cima, não dá, né? Por isso, conte com uma bancada funcional! Uma mesa de boa qualidade que não tome muito espaço. 

 

Assegure-se de que o tamanho é suficiente, acomodando bem o notebook, os acessórios e um espaço para escrever.

 

Se o seu home office é pequeno, invista em prateleiras na parede e uma bancada mais compacta.

  • Capriche na iluminação

Fica difícil montar um home office produtivo com pouca iluminação, certo? Para evitar erros ou desconcentração nas atividades, capriche na iluminação. 

 

É possível garantir boas alternativas no mercado de luminárias ajustáveis. Ou ainda pensar em um trilho com iluminação externa para colocar no teto. Estética bem moderna e que clareia todo o ambiente.

 

Outra dica útil é desfrutar da iluminação natural durante o dia. Dessa forma, dá para utilizar o home office tranquilamente e ainda economizar na conta de luz.

  • Escolha os equipamentos eletrônicos

Chamadas de vídeo em tempo real, programações no pc, auxílio remoto, digitação, elaboração de propostas, pesquisas… Quem trabalha e estuda em casa depende dos equipamentos eletrônicos para tudo.

 

Ao planejar o home office, analise os aparelhos eletrônicos que fazem parte do seu dia a dia. Provavelmente, terá que contar com um notebook, tablet ou pc, smartphone com câmera razoável e um headset. Ou um simples fone de ouvido com microfone.

 

Se o seu orçamento só dá brechas para montar um home office gastando pouco, um computador básico já ajuda. Mas, cuidado! Selecione aparelhos duráveis, completos. Evite problemas com dispositivos muito velhos e usados que sinalizem prejuízo futuro.

  • Tenha um ambiente organizado

A organização é um dos pilares mais importantes das pessoas produtivas. Se deseja ter um escritório eficiente, onde seja possível bater suas metas diárias, deixe-o sempre limpo. Organizado. Atentando-se para a praticidade de manter os objetos indispensáveis na área de trabalho.

 

Instale uma lixeira pequena, um mural para anotações, uma prateleira para garrafa de café e de água, etc.

 

Ao fim do dia, coloque tudo em seu devido lugar. Não se esqueça de fazer alongamentos antes, depois de trabalhar e nos intervalos. Organize o home office com frequência, alinhando esse pensamento com seu corpo. Lembre-se que a harmonia entre as tarefas e o ambiente de trabalho passa por você. Por isso, cuide também de sua saúde.

 

Use as nossas dicas inteligentes de como montar um home office para garantir ótimas experiências. Gaste apenas aquilo que possa gastar e dê um toque pessoal no seu escritório. Com certeza, ficará incrível!