Cotidiano

4º Ciclo do Liraa

O Setor de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Cascavel realiza nos dias 23, 24 e 25 de outubro, o 4º ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti, o LIRAa. A ação apresenta de maneira rápida e segura, os índices de infestação do mosquito. Serão inspecionados 4.293 imóveis. As áreas visitadas estão distribuídas em 104 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias em todos os bairros de Cascavel.

Durante a realização do Liraa é realizada pesquisa larvária, ou seja coleta de larvas em 100% dos depósitos encontrados e identificação das mesmas. Esta ação permite que, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro evidenciando a prevalência.

Colaboração

Desta forma, os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente. Para tanto, a Secretaria de Saúde pede a colaboração da população para receber os agentes de Controle de Endemias.

Esta atividade é fundamental para atualizar o índice de infestação por Aedes no município e, a partir dos dados obtidos, programar ações de combate ao vetor e mobilização social.