Cotidiano

43% dos casos de dengue em Cascavel

O início do verão, que ocorre na próxima quinta-feira (21), traz um alerta. É na estação mais quente do ano que a população precisa redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.

Conforme a médica sanitarista, Lilimar Mori, todos os anos são registrados casos de dengue em Cascavel, o que a torna uma doença endêmica. Segundo o informe epidemiológico divulgado pela Sesa (Secretaria Estadual da Saúde), entre os 25 municípios da 10ª Regional de Saúde foram confirmados 23 casos da doença – 22 autóctones e um importado. Além disso, 288 notificações ainda aguardam resultado de exames confirmatórios.

Cascavel responde por 43% das confirmações de toda a regional. No município, de acordo com o boletim, todos os casos são autóctones, ou seja, aqueles contraídos no local onde a vítima mora. Outros 154 casos estão em investigação. Até o momento, nenhum óbito foi registrado.

10 casos confirmados de dengue em Cascavel

Como evitar?

A médica Lilimar Mori reforça algumas dicas para combater a dengue. A primeira delas é evitar a propagação do vetor, deixando sempre limpos os quintais e terrenos baldios. Vale lembrar que o Aedes aegypti encontra nos vasos de plantas, copos, potes plásticos, garrafas, pneus e até mesmo em orquídeas e bromélias um espaço para proliferação.

“Às vezes, a pessoa cria o bichinho na própria casa por não observar simples detalhes”, diz Lilimar. Não acumular água nestes recipientes é fundamental. “A entrada do verão é uma condição bastante ideal para o mosquito. Antes mesmo da chegada da estação a dengue já se manifesta. Começamos com poucos casos, mas se não mantermos essas ações em casa, logo se entra em um patamar epidêmico”, explica a médica.

Sintomas

Qualquer manifestação de febre, mal-estar, vômito, diarreia, dor de cabeça e prurido pode ser um sinal de dengue. Nestes casos, deve-se procurar um médico imediatamente.