Cotidiano

42 casos suspeitos de dengue

Boletim informativo da dengue, divulgado pela Sesa (Secretaria Estadual da Saúde), traz os novos números da doença em Cascavel. Ao todo, são dois casos de dengue, todos autóctones – aqueles contraídos dentro do próprio município.

O que chama a atenção é o total de notificações. Em Cascavel, segundo a Sesa, são 42 casos suspeitos de dengue registrados desde o início do novo período epidemiológico da doença, em agosto.

Na regional

Entre os 25 municípios que integram a 10ª Regional de Saúde, Cascavel é o que possui os maiores índices. Em seguida está Jesuítas, com um caso importado, que é quando a pessoa contrai a doença foram da cidade em que vive, além de sete notificações.

Quatorze das 25 cidades apresentam pelo menos uma notificação de dengue. Além de Cascavel e Jesuítas, na lista estão ainda Cafelândia, com duas suspeitas, Catanduvas (2), Céu Azul (1), Corbélia (3), Guaraniaçu (3), Ibema (1), Lindoeste (1), Nova Aurora (2), Santa Tereza do Oeste (2), Três Barras do Paraná (3) e Vera Cruz do Oeste (7). Ao todo, são 78 notificações na regional.

No Paraná

Em todo o Paraná foram confirmados até agora 48 casos de dengue, 44 autóctones e quatro importados. As notificações passam de 1,7 mil em praticamente dois meses de monitoramento.

No boletim pode ser visto ainda a circulação do vírus zika e da febre chikungunya. No Estado são 30 notificações de zika e nenhum caso confirmado, e de chikungunya 50 suspeitas e uma confirmação em Paranavaí.

Em Cascavel foram registrados apenas 17 suspeitas de zika e sete de chikungunya. Ambas as doenças, que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, não fizeram ainda nenhuma vítima no município.