Cotidiano

400 equipes trabalham no Paraná para restabelecer fornecimento de energia

Pior evento climático já enfrentado pela Companhia, fortes chuvas deixaram 875 mil unidades consumidoras sem luz

400 equipes trabalham no Paraná para restabelecer fornecimento de energia

Equipes da Copel estiveram em campo por toda a noite e seguem trabalhando na manhã desta quarta-feira (01) nos estragos causados pelo pior evento climático já enfrentado pela Companhia. As fortes chuvas que atingiram o Paraná na terça-feira (30) deixaram 1,2 milhão de unidades consumidoras sem luz, sendo quase dois terços na região Leste do Estado.

Nesta quarta-feira, 400 equipes de serviços estão nas ruas para atendimento das ocorrências, com o reforço de 143 turmas de manutenção e construção de redes. Ao todo são mais de 1.000 eletricistas em campo. A região Leste concentra 2.562 pontos a serem restaurados nas redes de energia. A segunda maior é a região Oeste, com 1.610 ocorrências para atendimento das equipes. No Centro-Sul são 918, enquanto no Noroeste há 434 serviços, e no Norte, 174.

A interrupção no fornecimento de energia foi causada principalmente por queda de árvores ou outros objetos na rede, além dos ventos e raios. Muitas dessas situações demandam serviços complexos de manutenção, ou até mesmo a reconstrução de parte da rede elétrica. A previsão de religação varia caso a caso, de acordo com a dimensão das avarias provocadas pelo temporal na localidade em questão e do tipo de manutenção requerida.

A Copel alerta que, em situações com postes quebrados ou fios rompidos, é importante manter uma distância segura. Os desligamentos em circuitos de média tensão, que são os de maior extensão, são automaticamente identificados pela Companhia.

Já a falta de luz em trechos menores e situações de risco devem ser comunicadas pelo cliente. A comunicação de falta de luz pode ser feita pelo aplicativo para celulares, ou enviando um SMS para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.