Cotidiano

4 são internados na nova ala

Depois de o município ceder dez técnicos de enfermagem, a ala G2 da enfermaria do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) começou a funcionar ontem, apesar de ter sido inaugurada em novembro do ano passado. O novo espaço supre uma pequena parte da demanda por leitos na região.

Segundo o diretor de enfermagem do hospital, Rafael Muniz de Oliveira, a nova ala abriu às 7h, e quatro pacientes que estavam no pronto-socorro do HUOP foram transferidos para lá. “A segunda-feira foi tranquila, e estamos com os leitos já disponíveis no sistema. Os encaminhamentos serão feitos conforme a demanda”, diz Oliveira. A ala G2 da enfermaria do HUOP atende somente pacientes ortopédicos. Ao todo, 30 leitos compõem a estrutura, mas neste primeiro momento dez vagas estão à disposição. As transferências ocorrem via Central Estadual de Leitos. No entanto, os internamentos podem demorar semanas, o que tem causado superlotação nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Cascavel.

A cessão dos técnicos de enfermagem é temporária, válida por 90 dias e autorizada na semana passada pelo Conselho Municipal de Saúde, em reunião extraordinária na Câmara de Vereadores de Cascavel. Ainda não se sabe quanto o município vai pagar pelos profissionais, e um posicionamento sobre um possível reembolso do Estado ainda é aguardado.

Legenda: Abertura de novos leitos deve desafogar UPAs e acelerar transferências

(10local ala nova huop)

BOX

Chamamento público

A nova ala do hospital só não pode ser aberta antes por conta da falta de técnicos de enfermagem. Chamamento público divulgado em 25 de agosto de 2017 previa a contratação de 31 vagas para enfermeiros e 52 para técnicos que atuariam nesta demanda. Porém, devido ao salário abaixo do piso da categoria ofertado na publicação feita pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) – a gestora do hospital -, não houve interessados, sendo necessária uma revisão.

Divulgada no próprio site da Unioeste em 23 de março de 2018, notícia da assessoria de comunicação da Universidade prometia a publicação de novo edital de chamamento público na semana passada. Com pelo menos sete dias de atraso, nada foi divulgado, uma forma de o Estado ganhar tempo enquanto a Prefeitura de Cascavel paga a conta. Vale lembrar que a notícia informava erroneamente a contratação de enfermeiros e não técnicos, dado confrontado pela própria assessoria do hospital.

De acordo com Oliveira, o novo edital com as devidas revisões deve ser divulgado até o fim desta semana, com mudanças nas questões salariais. Para participar, o profissional precisa ter experiência comprovada de no mínimo um ano e meio na área hospitalar ou ter atuado na urgência e emergência nos últimos cinco anos. Além disso, as contratações são feitas por meio de abertura de empresa, o que obriga o servidor a possuir CNPJ.