Cotidiano

3ª idade bem informada

Toda terça-feira o grupo de idosos tem compromisso com o projeto Universidade da Terceira Idade do Instituto Alfredo Kaefer e dedicam à tarde assim como a de ontem na Unipar à leitura dos jornais Hoje News e O Paraná.

“Sempre gostei muito da leitura e acho importante esse hábito para nos mantermos informados”, conta Olivio Franceschi de 85 anos atento a cada editoria que folheia no jornal. A atividade permite ao grupo trabalhar a memória, além do debate sobre as informações do dia a dia.

As coordenadoras do projeto, Denise Martini e Leonice Rotava lembram que o projeto vai além desse espaço para a leitura. “Programamos passeios, filmes na Secretaria de Cultura e dinâmicas em diferentes lugares”.

As ações têm como intuito a prevenção da saúde e a qualidade de vida. “Nosso trabalho é propor um equilíbrio entre o corpo e a mente”, comentam as coordenadoras.

Amizades

“Participo do projeto desde o início e percebo muitas mudanças. Fiz novas amizades e acredito que nós precisamos nos manter sempre ativos”, comemora Jonia Santos da Silva a vitalidade aos 78 anos.

O Universidade da Terceira Idade tem grupos em outros bairros da cidade e atende cerca de 120 idosos.