Cotidiano

38% dos eleitores estão nas dez maiores cidades

Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava e Paranaguá possuem, juntos, algo em torno de 2.989.000 eleitores

Cascavel – Como o prazo para solicitar novos títulos e mudar de domicílio se encerrou na última quarta-feira e é necessário fazer o cruzamento dos números dos 399 municípios do Paraná, somente em julho o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) deverá confirmar o número oficial de eleitores que estão aptos a votar nas eleições municipais de outubro no Estado.

No entanto, o Tribunal trabalha com uma estimativa que beira a precisão e por meio da qual é possível saber, por exemplo, que 38% do eleitorado está concentrado nos dez maiores colégios eleitorais, embora apenas cinco deles tenham o número mínimo (200 mil) necessário à realização de dois turnos para a escolha dos futuros prefeitos.

A tabulação dos novos números deverá indicar que Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava e Paranaguá possuem, juntos, algo em torno de 2.989.000 eleitores de um total de 7.888.000 de todo o Estado.

Já os 249 menores municípios paranaenses possuem até dez mil eleitores, o que não impede que o Paraná mantenha a condição de sexto maior colégio eleitoral do País, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.

VOTO DIGITAL

A principal novidade para as eleições de 2 de outubro próximo no Paraná será o número de eleitores que serão identificados pelas digitais no momento de votar. No pleito de quatro anos atrás, a votação biométrica aconteceu apenas em Curitiba e Balsa Nova. Para este ano esse número saltou para 55 municípios, entre eles 11 da região Oeste: Cascavel, Lindoeste, Santa Tereza do Oeste, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Guaraniaçu, Campo Bonito, Diamante do Sul, Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu.