Cotidiano

344 servidores cedidos

Dados do setor de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Cascavel mostram que há 344 servidores municipais cedidos a órgãos públicos, instituições privadas e em administrações indiretas. Além disso, o Município possui três permutas de funcionários, uma com a Prefeitura de Corbélia e duas com a de Foz do Iguaçu.

Segundo o levantamento, 60% do total estão distribuídos em apenas cinco dos 32 locais onde há servidores cedidos. É no IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) onde estão a maioria deles, com 72 servidores. Em seguida está a Acesc (Associação de Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel), com 45 cessões, seguida pela Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), com 34, e em quarta posição a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), com 30 cessões.

No Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) 27 servidores da prefeitura foram cedidos para atuar no Consórcio, ativo desde 2014, e que presta atendimento terrestre e aéreo a 43 municípios da região.

De acordo com o setor de Gestão de Pessoas, as solicitações decorrem da necessidade de cada ambiente. “Por exemplo, se o serviço é administrativo, é avaliada a cessão de servidor da área. Se é um profissional que exige cargo específico, a mesma situação é avaliada”, explica.

O Município reforça que este “empréstimo” sempre leva em conta o interesse público, a conveniência e a oportunidade. “Existem serviços públicos essenciais que, apesar de não serem de responsabilidade do Município, afetam diretamente a população cascavelense, e por este motivo são muitas vezes cedidos servidores ou estagiários com o intuito de apoiar os objetivos do órgão/entidade como, por exemplo, serviços de educação, saúde, assistência social e segurança pública”, diz.

Até no Senado

O que chama atenção na pesquisa é que há um funcionário cedido até para o Senado. Segundo o setor de Gestão de Pessoas, a servidora cedida ocupa uma função gratificada dentro desta estrutura governamental. A prefeitura destaca que os vencimentos são restituídos aos cofres do Município todos os meses pelo governo federal.

Total

De acordo com o setor de Gestão de Pessoas, o número de servidores ativos em folha de pagamento do município é de 7.821 em número de pessoas e 8.817 em número de vínculos.