Policial

33ª turma do Proerd é a maior da história

Toledo – Em um momento extrovertido, com grande objetivo específico e responsabilidade, alunos da 33ª turma do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) se formaram no Teatro Municipal de Toledo, esta semana. Ao todo, 962 estudantes dos 5ª anos do Ensino Fundamental receberam certificados de conclusão do curso. Essa é a maior formatura desde 2002, ano em que o programa foi implantando no Município. Aproximadamente 24 mil crianças já passaram pelo Proerd, em Toledo. No Paraná já ultrapassou o número de 1,5 milhão.

A formação dos alunos é ministrada em sala de aula, durante o semestre, com gerenciamento de um policial especializado para dar o estudo. Além disso, uma cartilha é utilizada como instrumento educacional, visando sempre ao combate ao uso de drogas e outras atitudes ilícitas.

Na ocasião, os alunos foram recepcionados pela banda do Proerd do Município de Ponta Grossa. Um dos destaques foi a leitura de redações selecionadas entre os alunos com o tema direcionado ao combate às drogas. Simbolicamente subiram ao palco e recitaram os textos. Com o objetivo de mostrar a importância do programa dentro das escolas.

Um dos alunos que vibraram durante o evento foi Leonardo Triper, de 12 anos, da Escola Municipal Dez de Maio, do Distrito de Dez de Maio. “Eu gostei muito de participar das aulas que tivemos com o policial durante esses meses. É algo que vai mudar minha vida para sempre. Vai fazer falta termos essa atividade em sala de aula”, comentou Leonardo.

Para a diretora do Departamento de Ensino e uma das responsáveis pela comissão de organização do Proerd, Eliana de Fátima Buzin, o Proerd faz parte de um momento de aprendizado de suma importância para as crianças: “Esse momento trabalha diretamente para aqueles que estão entrando na fase de adolescência. Ou seja, é a hora de mostrar formas para que a criança tome decisões certas em sua vida. É agora que plantamos uma sementinha em cada uma para que no futuro as suas escolhas sejam boas para si”, destacou Eliana.

A secretária de Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, comentou que há um debate interno, além do Proerd, e que o principal tema é o combate ao álcool.

O prefeito Lucio de Marchi parabenizou os organizadores do programa e destacou a importância do Proerd: “Vale lembrar que esse apoio do governo do Estado para os municípios é muito satisfatório. Além de prevenir a saúde, exalta o lado positivo de cada cidadão. Em Toledo visamos sempre reforçar essas atividades”, contou Lucio.