Agronegócio

280 mil flores colorem o parque

Se cada um dos 250 mil visitantes esperados para este ano na 30ª edição do Show Rural levasse para casa uma muda de flor que encanta todo o Parque Tecnológico Coopavel, em Cascavel, mesmo assim milhares ainda garantiriam o colorido dos 72 hectares da feira. É isso mesmo. São ao menos 280 mil mudas cuidadosamente plantadas para encantar os olhos de quem chega à maior feira do agronegócio brasileiro.

Não tem quem não se renda à beleza que elas proporcionam. “Eu amo flores e fico encantada todas as vezes que venho ao Show Rural”, conta a agricultora de Nova Londrina Itacira Alves.

Mas toda essa beleza exige muito cuidado e dedicação. Neste ano, conta o cuidador do viveiro da Coopavel, Sebastião Petroski, foram plantadas 350 mil mudas de 13 variedades. As que não foram transplantadas no parque seguem no viveiro, caso seja preciso repor alguma planta durante a semana. Todas vão enfeitar o local após o término do Show Rural por pelo menos mais 60 dias.

Depois disso as flores serão removidas, os canteiros serão refeitos para recebê-las novamente em setembro deste ano, já pensando na 31ª edição, em fevereiro do ano que vem. “E todos os anos há uma rotação, elas nunca ficam no mesmo lugar e ganham novos desenhos, tudo para encantar o visitante e ele ver que mudou, que o que ele vai encontrar aqui é diferente do que ele viu no ano passado”, destaca.

A beleza que as flores proporcionam é resultado de um árduo trabalho de uma equipe focada nelas o ano inteiro. São 16 jardineiros e ajudantes funcionários da Coopavel exclusivamente pensando nelas. Eles recebem a orientação de um agrônomo do Instituto Emater. “Então a gente trabalha pelas flores o ano todo. É trabalhoso, mas é gratificante”, reforçou.

Vale lembrar que, apesar do encantamento que elas proporcionam, há uma orientação para que as mudas não sejam retiradas e levadas para casa. É preciso resistir! “A gente precisa ficar em cima, sempre tem gente que quer arrancar, mas orientamos para que não façam isso, a beleza do parque depende delas aqui, plantadas no chão”, completou.

Público do dia

Ontem foi mais um dia de público recorde no Show Rural. Segundo a comissão organizadora, passaram pelo Parque Tecnológico somente nessa terça-feira 61.570 pessoas. Somadas às 34.505 de segunda-feira, já somam 96.075 visitantes. A meta é receber até sexta-feira 250 mil visitantes.

PÚBLICO
1º dia – 34.505
2º dia – 61.570
AGENDA DE AUTORIDADES 
Palestras
9h às 12h – Bolachas e Biscoitos e Confecção de bolsas em tecido. Fiep Estande
10h às 11h – Como a reprodução impacta a lucratividade das fazendas de leite. Bruno Guilherme Soriano Moura. Salão Tecnológico Show Rural Pecuário
10h às 12h – Paraná Livre De Aftosa Sem Vacinação. Auditório Show Rural Coopavel
11h às 12h – Seminário Agroinovação Itaipu e Iapar – Casa do Iapar
11h às 13h – Cozinha do Campo. Salão Tecnológico Show Rural Pecuário
13h30 às 16h30 – Elaboração de saladas e molhos e Customização de peças do vestuário – Fiep Estande
14h30 às 15h30 – Recuperação de pastagens degradadas em áreas declivosas. Dr. Elir de Oliveira. Auditório do salão tecnológico do Show Rural Pecuário
16h às 16h30 – Eugênio Stefanelo (Ocepar) – Auditório Show Rural Coopavel
16h30 às 17h30 – Reunião do GT- Armazenamento de Grãos da CSMIA – Auditório Show Rural Coopavel