Cotidiano

25 de julho: cinco cidades do oeste fazem aniversário

Marechal Cândido Rondon – Esta quarta-feira, dia 25 de julho, é feriado em cinco cidades da região oeste do Paraná: Marechal Cândido Rondon, Palotina, Catanduvas, Medianeira e Matelândia, que completam 58 anos de emancipação político administrativa. A data não é coincidência. É que todos esses municípios foram criados pela Lei Estadual 4.245, de 1960, assinada pelo então governador Moisés Lupion.

Segundo o historiador Alceu Sperança, a emancipação em conjunto foi uma manobra política de oportunismo eleitoral. “Na época, o País vivia uma grande disputa política com as eleições se aproximando, e no Estado não era diferente. Como não havia uma influência dos políticos da capital aqui, na região, essa era uma forma de chamar a atenção e angariar votos, já que esses municípios tinham diversos distritos”, explica.

Alceu conta que outras cidades tiveram o território formado pela junção de partes de municípios. “Para a formação de Palotina foram desmembradas áreas de Guaíra e Toledo, por exemplo. Assim como Marechal Cândido Rondon foi formado a partir da união de parte dos municípios de Toledo e Foz do Iguaçu”.

Já Medianeira e Matelândia foram desmembrados do território pertencente a Foz do Iguaçu, e Catanduvas, de Guaraniaçu. “Em alguns casos os deputados fizeram uma verdadeira ginástica para atender os requesitos para a emancipação, Matelândia, por exemplo, teve o território atualmente pertencente a Céu Azul incorporado para que o Município atendesse aos quesitos para a emancipação”, lembra Alceu Sperança.