Cotidiano

25% da população tem baixa renda

O Cadastro Único revela que 30.067 famílias de Cascavel são consideradas de baixa renda, ou seja, contam com no máximo R$ 85 mensais per capta. Esse grupo inclui cerca de 81 mil pessoas o que representa 25% da população da cidade.

Os dados foram apresentados durante café da manhã promovido ontem pela Secretaria de Assistência Social, justamente para que a realidade se tornasse de conhecimento público.

“Damos suporte às famílias de baixa renda por meio de serviços do Cras, Creas, entre outros, e auxiliamos a família a sair da situação de vulnerabilidade”, destaca a secretaria.

Para o sustento, essas pessoas dependem, sobretudo, do Programa Bolsa Família do Governo Federal e “o valor de repasses ocorre de acordo com a renda declarada”.

A secretaria também destacou que hoje uma forma de auxiliar as famílias é com a entrega de cestas básicas, mas que, no entanto, isso se trata de um beneficio provisório por três meses.

Benefício para idosos

Por meio do Cadastro Único também é assegurado o BPC (Benefício da Prestação Continuada) à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção. Em Cascavel até o ano passado o benefício era concedido a 1.600 cadastrados.

Entretanto, há uma lista extensa de idosos que podem perder o repasse correspondente ao valor de um salário mínimo, por falta da atualização de cadastro.

“Ainda temos cerca de 550 idosos que precisam atualizar o seu cadastro único até 31 de dezembro de 2018 para não perderem o direito ao benefício”, orienta a secretaria.

Passagens

O programa ID Jovem auxilia o município com passagem interestadual aos jovens desde que tenham o perfil e necessidade justificada para tal benefício. A Secretaria de Assistência Social reforça o trabalho no sentido de atender a esse público e destaca que também presta suporte para alguns casos.

“Dentro das possibilidades a secretaria verifica um valor do orçamento para adquirir passagens, quando forem do perfil de assistência e verificada a necessidade”.

Novidade

Outro assunto apresentado de forma breve durante a reunião é um projeto para auxiliar famílias que não têm moradia própria. “O projeto do Aluguel Social ou auxilio moradia, foi iniciado agora. O processo de discussão a pedido do prefeito Leonaldo Paranhos não tem um prazo especifico para ser implantado e deverá fazer parte da política de habitação, por meio da Cohavel”, esclarece a Secretaria de Assistência Social.