Cotidiano

23 emendas vetadas

Das 37 emendas propostas para o PPA (Plano Plurianual) e aprovadas na Câmara de Vereadores de Cascavel, 23 foram vetadas. Isso porque elas foram consideradas incorretas pelo Executivo.

O PPA é o planejamento para o que será feito no Município para os próximos quatro anos. Apenas 37 emendas foram propostas e nenhuma delas teve voto contrário dos vereadores, todas foram aprovadas de comum acordo.

A reportagem do Hoje News encaminhou pedido de informação à administração pública a respeito, e a resposta é de que a Secretaria de Finanças ainda analisa as emendas sob aspectos técnicos e jurídicos para subsidiar a decisão de vetá-las ou sancioná-las, e que ainda não existe nada definitivo. O contraditório é que o documento sobre o assunto já foi encaminhado pelo Executivo à Câmara.

O curioso é pensar como é que os legisladores, que deveriam ter conhecimento da lei, conseguiram propor poucas emendas e, ainda assim, a maioria delas que não pode ser colocada em prática.

Para fazer uma proposta no PPA, é preciso ‘tirar’ uma verba de determinada proposta prevista para ‘colocar’ em outro projeto. O plano aprovado no Legislativo não é brincadeira: é mexer com uma verba de mais de R$ 5 bilhões para quatro anos.