Cotidiano

21 dias à espera de leito

No primeiro boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Cascavel, que traz o número total de pacientes que aguardam por um leito hospitalar nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Brasília, Veneza e Tancredo Neves, um caso chama a atenção.

Entre os 39 pacientes à espera de leitos, registrados até a manhã de terça-feira (27), um homem de 52 anos está há 21 dias na UPA Veneza aguardando transferência ao hospital. O clique na Central Estadual de Leitos, que faz a regulação de internamentos em todo o Paraná, ocorreu em 6 de fevereiro, e até então o paciente permanece em observação, com risco de comprometimento do quadro clínico. Embora o fato tenha sido levado ao Ministério Público ainda na segunda-feira (26) pelo vereador Fernando Hallberg, o caso ainda não foi resolvido.

De acordo com o secretário de Saúde de Cascavel, Rubens Griep, não há prazo definido para transferência após o clique. “Porém, dependendo da condição clínica do paciente existe um prazo razoável de 24 horas a partir da solicitação médica de um leito hospitalar”, relata.

Nestes casos, a transferência a um leito hospitalar só ocorre após hipótese diagnóstica do médico assistente, complementada por diversos exames. O município precisa manter o paciente clicado na Central de Leitos, e é dever do Estado seguir com a transferência. 

Vale destacar que a UPA é uma unidade pré-hospitalar fixa, definida por uma portaria do Ministério da Saúde ainda de 2002, quando se iniciou a implantação da Política de Atenção às Urgências em todo o Brasil, posteriormente regulamentada.

Cumprindo a lei

A transparência na lista da saúde cumpre com lei municipal, aprovada na Câmara de Vereadores, ainda no ano passado. Conforme Griep, o boletim será divulgado de segunda a sexta-feira, até às 13h, constando as iniciais do paciente, idade, sexo e o tempo em que espera por um leito. A publicação pode ser conferida pelo www.cascavel.pr.gov.br.