Cotidiano

21 cidades estão com alto índice de infestação do mosquito da dengue

Segundo levantamento, 110 cidades estão em estado de alerta de infestação

Curitiba – Um estudo da Secretaria Estadual da Saúde divulgado nesta quarta-feira (2) revela que, atualmente, 295 municípios do Paraná registram a presença do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O que mais preocupa é que 110 cidades estão em estado de alerta de infestação e outras 21 têm alto risco de epidemia.

A importância do controle do Aedes aegypti não se limita apenas à dengue. O mosquito também é responsável pela transmissão da febre chikungunya e da zika, uma nova doença relacionada ao surto de microcefalia no país.

De acordo com o levantamento, é considerado de alto risco todo município que apresentar índice de infestação predial superior a 4%. Isso significa que a cada 100 domicílios visitados pelas equipes de saúde, pelo menos quatro tiveram focos do mosquito.

Assim como em anos anteriores, as cidades em situação mais crítica estão nas regiões noroeste, norte e oeste do Estado. A chegada do verão e das altas temperaturas reforça ainda mais a necessidade de se intensificar as ações de combate ao mosquito, visto que o clima quente favorece a proliferação do inseto.

Os municípios com alto índice de infestação do Aedes aegypti são: Assai; Campo Mourão; Godoy Moreira; Goioerê; Guaíra; Ibiporã; Iporã; Loanda; Mamborê; Medianeira; Nova Aliança do Ivaí; Nova Aurora; Nova Esperança; Nova Londrina; Planaltina do Paraná; Porecatu; Santa Amélia; Santa Mariana; São Manoel do Paraná; São Pedro do Paraná; e São Tomé.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)