Cotidiano

20ª Regional de Saúde confirma dois óbitos por H1N1 em Quatro Pontes

A orientação é para que a população adote medidas preventivas contra a gripe

QUATRO PONTES – A Chefe da 20ª Regional de Saúde, Denise Liel, esteve na Prefeitura do Município de Quatro Pontes na tarde desta quarta-feira (15) onde participou de reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo.

Na ocasião, Denise informou oficialmente o resultado dos exames laboratoriais que confirmaram duas mortes por H1N1 em Quatro Pontes. Com a confirmação destes dois casos, sobe para três o número de óbitos pela doença na área da 20ª Regional. A outra vítima é de Toledo. Além disso, há mais 20 casos suspeitos. 

Denise ressaltou que o município cumpriu a meta e teve um dos melhores índices de vacinação da 20ª Regional de Saúde. “Não há motivo para que haja pânico. A orientação é para que se realize um intenso trabalho de conscientização nas escolas lembrando os alunos sobre as medidas preventivas contra a gripe. Este trabalho de informação, orientação e prevenção deve se estender às demais comunidades e toda a população deve estar envolvida”.

O município publicou nota oficial. Confira:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Prefeito de Quatro Pontes, através das Secretarias de Saúde vem a público comunicar à população que estamos todos atentos a situação da gripe H1N1 que está deixando todo o país em alerta.

Na data de hoje (15) a Secretaria de Saúde de Quatro Pontes foi notificada e recebeu os resultados de dois casos suspeitos de H1N1. Ambos os resultados são positivos para a doença que evoluíram para óbito. Ainda com muito pesar pelos óbitos ocorridos, oficializamos o resultado da investigação clínica. Os dois pacientes estiveram em outra cidade nos dias que antecederam ao óbito.

Até o momento, nenhum dos familiares ou pessoas próximas apresentou sinais de contaminação. No entanto, a equipe de saúde segue acompanhando o caso.

Quatro Pontes alcançou a melhor meta de vacinação da região e tem tido todos os cuidados práticos no diagnóstico e no encaminhamento de pacientes, mas ainda precisa contar com o esforço de todos para afastar os riscos de nossa comunidade.

O prefeito está em Curitiba e ontem visitou a Secretaria de Saúde pedindo agilidade na investigação e nos resultados dos exames. Além disso, solicitou novas doses de vacina, mas foi informado que a indústria não possui o produto e que essa escassez é generalizada deixando sem chance uma ampliação vacinal.

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes segue a disposição da 20ª Regional de Saúde para qualquer ação e esforço para que outros casos sejam evitados em nossa cidade.

O QUE FAZER?

Pedimos a colaboração e conscientização da população para as medidas preventivas que podem e devem ser tomadas por todos, como:
• Ao espirrar, sempre cubra a boca com as mãos ou com um lenço;
• Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
• Evite tocar nos olhos, boca e nariz em ambientes públicos ou antes de higienizar as mãos, pois esses são locais por onde o vírus pode entrar;
• Lave sempre as mãos, com sabão ou álcool em gel, especialmente após tossir ou espirrar;
• Aglomerados de pessoas e ambientes fechados são locais propícios à contaminação, então é bom evitá-los sempre que possível. Principalmente no inverno;
• Mantenha os ambientes arejados.
Essas medidas são fáceis e devem ser tomadas por todos, pois representam uma forma simples de prevenção, que pode fazer a diferença.
Em qualquer dúvida, ou ao apresentarem algum sintoma procure os serviços de saúde do município para receber o atendimento o mais rápido possível.