Cotidiano

20% dos servidores vão trabalhar

A confusão que gira em torno do dia 8 de setembro, ter ou não ter recesso por conta do feriado de Sete de Setembro, continua e está, inclusive, irritando alguns servidores de Cascavel. Já que a determinação, até agora, é de “parar” no pós-feriado.

Uma fonte, que não pode ser identificada, revelou ao Hoje News que procurar o posto de Saúde do Bairro Santa Felicidade e uma das servidoras se mostrou indignada. Isso porque não tem horas extras para compensar e vai precisar, dessa forma, trabalhar no dia 8 de setembro. Acontece que essa funcionária vai bater cartão e ficar dentro da unidade fechada, já que as UBS e as USF não estarão abertas para atendimento ao público.

A informação foi confirmada pela Prefeitura de Cascavel, que afirma que essa é a realidade de 20% dos servidores. “Conforme previsto no Decreto, não haverá atendimento ao público, sendo que os servidores que possuem banco de horas serão dispensados para compensação e os que não possuem deverão efetuar atividades internas na unidade de lotação ou em outro setor/serviço determinado”, afirma, em nota encaminhada pela Secom.

Os servidores sem horas extras até poderão ser dispensados, mas terão de fazer a reposição dessas horas não trabalhadas em até 60 dias, isso se quiserem ter a falta abonada e o valor não ser descontado do salário.

UBS

Com relação às unidades básicas de saúde permanecer com alguns funcionários, mas sem atendimento ao público, a prefeitura ressalta que “não haverá atendimento ao público em razão de que as unidades ficarão com número reduzido de servidores para da compensação de horas”.

São 8.200 servidores do poder público e 80% possuem banco de horas. O quantitativo para se compensar é assustador: mais de 506 mil horas extras, que a prefeitura sequer cogita pagar na sua totalidade, porque o valor que teria que ser desembolsado, esse ninguém arrisca dizer quanto seria.