Cotidiano

20% a menos em reservas

Uma data que geralmente movimenta o comércio varejista e gastronômico, este ano, no entanto, apresenta um cenário diferente. A previsão do Sindicato dos Hoteis, Bares, Restaurantes e Similares do Oeste do Paraná para este Dia dos Namorados é de que as reservas e ocupações recuem 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Esta sempre foi uma época muito boa aos estabelecimentos que atendem à noite. Porém, este ano infelizmente não há a mesma procura”, lamenta. Marchiore atribui a queda à situação financeira dos brasileiros, que estão segurando gastos supérfluos.

E é pensando em economizar que a microempresária Viviane Cristina Alves vai trocar o jantar no restaurante pela comida caseira. “Eu e meu noivo pesquisamos alguns lugares para este dia, mas achamos muito caro. A ideia é fazer um jantar romântico em casa mesmo com um cardápio especial”, diz.

Pode ser maior

A queda no faturamento destes estabelecimentos, entretanto, pode ser ainda maior. Marchiore comenta que alguns restaurantes que semanas atrás anunciavam programações especiais ao Dia dos Namorados tiveram de cancelá-las. O motivo: nenhuma reserva. “O jeito foi cancelar o evento programado”, relata. Nestes casos, o sindicato ainda não consegue prever os prejuízos.