Cotidiano

1º LirAa do ano termina amanhã

Cascavel – Cerca de quatro mil domicílios devem ser vistoriados em todos os bairros de Cascavel até amanhã. É o 1º LirAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) do ano.

Com base nos dados obtidos com o LirAa, será possível traçar as metas para evitar com que o município corra o risco de enfrentar uma epidemia das doenças transmitidas pelo Aedes, como a dengue, como ocorreu no último ano epidemiológico.

Segundo dados do último boletim da Secretaria de Saúde, divulgado na semana passada, Cascavel tinha 18 casos autóctones confirmados de dengue e outros 203 aguardando o período de coleta ou resultado de exames. Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti transmite o zika vírus, com um caso positivo na cidade e outros 53 sob análise, e a febre chikungunya, que até então na há caso positivo, mas a Secretaria aguarda resultado de 26 testes.

No último levantamento feito em outubro do ano passado, Cascavel teve média de infestação de 0,2%, considerado de baixo risco para epidemia.

O último levantamento feito em outubro do ano passado apontou média de infestação de 0,2%, considerado de baixo risco para epidemia. Já em janeiro de 2016 o índice de infestação foi de 6,8%, portanto de alto risco.