Cotidiano

1º Feliz Cidade reúne mais de mil idosos no Parque de Exposições

 

Ação que começou nesta manhã continua até as 16h30 com dezenas de atividades de saúde, lazer e recreativas

Aos 71 anos de idade dona Rosalina Lemes Machado cortava os cabelos depois de ter participado do alongamento, já ter recebido a dose da vacina contra a gripe, aferido a pressão arterial e ter verificado o peso e o nível de glicose para o controle da Diabetes com pouco mais de uma hora do início do 1º Feliz Cidade do Idoso, evento que começou às 9 horas e continua até as 16h30 desta terça-feira (25) no Parque de Exposições de Cascavel. Moradora do Bairro Guarujá, Rosalina é uma dos mil idosos que aderiram ao evento que faz parte das ações de governo do prefeito Leonaldo Paranhos que visam à promoção da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas que estão na terceira idade, conforme enfatizou o vice-prefeito e secretário de Serviços e Obras Públicas, Jorge Longe, durante a abertura.

"Estamos aqui, minha família e a do prefeito Paranhos, que hoje está em Brasília buscando recursos para melhorar a vida de todos nós, dando início a uma das metas idealizadas para Cascavel durante a campanha, que é o Feliz Cidade para os Idosos. A ideia é montarmos uma estrutura de cidade a longo prazo para que as pessoas que tanto já trabalharam e contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade possam passar o dia num local com lazer e atividades de saúde e esporte voltados à qualidade de vida e interação. É isso que queremos e esta é nossa obrigação", detalhou Lange.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior, o evento começa com certo espaçamento entre uma ação e outra, até se tornar semanal e depois diário. "Para esta primeira edição os desafios foram superados e contamos com a parceria dos nossos servidores públicos, que estão empenhados em proporcionar o melhor aos idosos inscritos por meio dos Cras [Centros de Referência de Assistência Social]".

Atividades são diversas
A lista de serviços e atividades ofertados ao longo do dia é extensa. Desde as 9 horas os idosos estão podendo realizar exame de cataratas, vacinação contra o H1N1, aferição de pressão, atendimento de saúde preventiva, atividades para estimular o raciocínio (ginástica do cérebro), conferem o artesanato da Economia Solidária, participam de oficinas sensorial e de confecção de flores de jornal, jogam xadrez gigante no Expresso Brincalhão e integram o circuito de avaliação física. 
Eles receberam café da manhã e terão almoço no local. Participam de atividades culturais e recreativas, caminhadas e alongamentos, recebem orientações sobre como utilizar as ATIs (Academias da Terceira Idade), orientações alimentares e assistência jurídica. Há serviços de cadastramento, informações sobre IPTU e direito do consumidor, corte de cabelo, manicure, aferição de pressão, sorteio de brindes e, para acompanhar tudo isso, um tradicional chimarrão, com rodas de conversa e causos com pioneiros, que relembram as origens da cidade. À tarde haverá bingo e o tradicional baile.

Presenças
A primeira-dama e presidente de honra do Provopar, Fabiola Paranhos participou da abertura do evento, assim como diversos secretários municipais. O vereador Alécio Espínola representou a Câmara de Vereadores e lembrou que Cascavel tem agora "um governo voltado para as pessoas e para os semelhantes".