Cotidiano

150 mil pessoas visitam os cemitérios

A aposentada Aparecida Jordan dedicou parte do seu dia para escolher flores aos entes queridos que faleceram. No carrinho, vários crisântemos, cada um de tamanho e cor diferentes. “Todos os anos levo flores aos meus parentes que já se foram. Vou até o cemitério, limpo os túmulos, deixo tudo arrumadinho, acendo flores, faço orações. Já virou um costume”, conta.

No Dia de Finados, celebrado amanhã (2), a estimativa é de que 150 mil pessoas visitem os quatro cemitérios de Cascavel (Central, São Luiz, Jardim da Saudade e Cristo Redentor).

Toda essa demanda movimenta as floriculturas da cidade, que veem suas vendas subirem significativamente neste período do ano. Conforme a empresária Jaqueline Scanagatta de OIiveira, a flor favorita para esta data ainda é o crisântemo, pois é uma espécie mais duradoura, mesmo no sol e com pouca água. “Os lírios também são bastante vendidos nesta época”, acrescenta. Os valores dos crisântemos variam de acordo com o tamanho escolhido, entre R$ 6 e R$ 32.

A Vigilância Sanitária do município pede que haja o cuidado com recipientes que acumulem água, especialmente vasos de plantas, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Orientações

As visitas aos cemitérios de Cascavel ocorrem durante toda a quinta-feira (2). A equipe da Acesc (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel) atenderá ao público com sistema de orientação para localização de túmulos na entrada dos cemitérios. Na sexta-feira (3) o setor administrativo não abre, mas haverá plantão de atendimento normal.

No Cemitério Central, a Novena de Finados, que começou no dia 24 de outubro, encerra hoje, com missas às 6h30 e às 19h. No feriado, os horários de missas diferem em cada cemitério.

Horários das celebrações

Cemitério Central
07h30 – Celebração: Dom Mauro
9h00 – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio
17h00 – Paróquia São Paulo
19h00 – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio

Cemitério São Luiz (Parque São Cristóvão)
9h00 – Paróquia São Cristovão
17h00 – Paróquia São Cristovão

Cemitério Jardim da Saudade (Bairro Guarujá)
9h00 – Paróquia São Francisco de Assis

Cemitério Cristo Redentor (Bairro Guarujá)

16h00 – Paróquia São Francisco de Assis