Cotidiano

13 mil vão às provas na Unioeste

Mais de 13 mil candidatos fizeram ontem o Vestibular 2018 da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) nos cinco câmpus da instituição e na capital.

A prova foi realizada em etapa única, no período da manhã e da tarde, em Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Toledo e Curitiba.

No período da manhã, os portões fecharam às 8h10 e foram três horas para os candidatos entregarem a redação e responderem as 21 questões de língua estrangeira, literatura e português.

No período da tarde os portões fecharam às 14h40 com quatro horas para responder as 56 questões das demais matérias.

O Vestibular 2018 da Unioeste oferece 1.226 vagas. Os cursos mais concorridos são Medicina, com 141 alunos por vaga, em Cascavel, e 118 candidatos por vaga, em Francisco Beltrão; e Direito, com 28 alunos por vaga, em Francisco Beltrão.

O Campus de Cascavel teve o maior número de inscritos, com 5.975 candidatos, seguido por Francisco Beltrão com 3.701, Foz do Iguaçu com 1.605, Marechal Cândido Rondon com 1.514 e Toledo com 605 inscritos.

Dificuldade

Amanda Oliveira tenta uma vaga para Medicina. Após duas horas e meia de prova, já no período da tarde, estava confiante, mas sabe da dificuldade em ser aprovada. “A prova de História e de Matemática estava bem difícil no meu ponto de vista. A dissertação até que não achei tanto. O Tema foi o suicídio no Brasil”, avaliou.

Enade

Estudantes de alguns cursos do ensino superior realizaram ontem o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2017. Em todo o país 537 mil pessoas estavam inscritos.

Em Cascavel, a prova foi aplicada na Faculdade Assis Gurgacz. A avaliação foi composta por 40 questões e queria saber o desempenho dos alunos no ensino superior. A cada três anos, o Ministério da Educação aplica a prova para um determinado grupo de cursos para acompanhar a evolução.

O objetivo não é avaliar o desempenho do aluno, mas conferir a qualidade dos cursos e o rendimento de seus acadêmicos em relação aos conteúdos programáticos, suas competências e habilidades. Estudantes não selecionados também poderiam fazer a prova como voluntários.