Cotidiano

10% dos municípios em alerta ao Aedes aegypti

Foz do Iguaçu – Todos os pontos considerados de alto risco para a proliferação da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus no Paraná, com exceção da litorânea Guaratuba, estão na região oeste do Estado. Por aqui, cinco municípios têm condições elevadas no chamado risco climático por dengue de sofrerem uma verdadeira infestação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Isso significa que as condições do clima, conciliadas aos casos que vêm sendo confirmados, colocam as cidades de Santa Helena, São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Palotina e Guaíra em alerta pleno, tanto de moradores quanto de autoridades em saúde pública.

Aparece ainda no mapa epidemiológico da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) o Município de Cascavel, com risco considerado médio. Em todo o Paraná são seis cidades com esse mesmo alerta.

Para esse mapeamento, a Sesa levou em consideração as estações meteorológicas medidas semana passada e evidenciaram condições favoráveis à reprodução e ao desenvolvimento de focos e à dispersão de mosquitos.

Até semana passada, Foz do Iguaçu tinha 38 casos confirmados de dengue, Itaipulândia 17, Medianeira três, São Miguel do Iguaçu seis e Serranópolis do Iguaçu, dois. Esses municípios integram a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu e somam 66 casos da doença, a maior concentração por regional do Estado.

Quanto aos pertencentes à 10ª Regional da Saúde de Cascavel, os municípios com casos confirmados da doença no atual período epidemiológico, que se iniciou em 1º de agosto de 2017, são: Cafelândia (6), Cascavel (11), Corbélia (8), Jesuítas (1), Nova Aurora (1) e Três Barras do Paraná (7). Na soma, a Regional havia confirmado até a semana passada 34 casos.

Na 20ª Regional da Saúde de Toledo, onde estão dois municípios com alerta para alto risco de proliferação do mosquito, os casos confirmados estão em: Assis Chateaubriand (3), Marechal Cândido Rondon (9), Palotina (1), Santa Helena (3), Terra Roxa (4) e Toledo (7). Assim, a regional soma 27 casos.

Considerando estes dados, há confirmados na região, até o momento, 127 casos de dengue. Em todo o Estado há 395 registros da doença.

Chikungunya e zika

Quanto aos casos de chikungunya e zika, o panorama regional permanece inalterado: Foz do Iguaçu possui dois casos de chikungunya, sendo um autóctone. Nas demais regionais não há registro da doença no atual período epidemiológico. Em todo o Paraná são quatro casos autóctones e três importados. Não há registro de casos de zika vírus no Paraná desde agosto passado.