Cotidiano

1 milhão de ha de soja debaixo da água

Em 26 dias choveu o dobro do esperado para todo o mês de outubro, revela Simepar

Cascavel – Se o problema nos meses de agosto e setembro foi a secura extrema, o cenário em outubro é muito diferente e, a exemplo da estiagem, provoca muita preocupação, principalmente no campo.

Desde 1º de outubro até o meio-dia de ontem, choveu na região quase o dobro do esperado para o mês inteiro. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, foram quase 410 milímetros de precipitação registrados em todo o oeste, enquanto o esperado para o mês seria de 216 milímetros.

Quase um terço de todo esse volume caiu em pouco mais de 24 horas, entre a manhã de quarta-feira até o início da tarde de ontem.

Com registro de temporais em diversas cidades da região e por todo o Estado, somente na noite de quarta e na madrugada de ontem foram anotados 574 raios em algumas cidades, como em Cascavel, por exemplo. Com eles houve rajadas de vento com registros que beiraram os 90 quilômetros por hora em diversas cidades da região.

Quanto às lavouras, que demoraram a ser plantadas porque não havia umidade no solo no início do cultivo, na metade do mês passado e fez com que muitos produtores plantassem no chamado pó, a torcida agora é para que a chuva cesse.

Com mais de 1 milhão de hectares cultivados com soja, todos estão debaixo da água em 48 municípios cobertos pelos Núcleos Regionais da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Toledo e de Cascavel.

A expectativa é para que a chuva possa dar uma trégua e o solo secar. Segundo o técnico do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab em Cascavel José Pértille, ainda não se pode falar em comprometimento das lavouras, mas o excesso de água preocupa, sobretudo se o tempo não firmar. “O que preocupa é que, além da umidade excessiva, as temperaturas estão baixas e afetam o desenvolvimento das plantas”, reforça.

Em toda a região apenas 1% da área destinada à oleaginosa ainda não foi plantada, o que representa cerca de 10 mil hectares. Dos espaços já cultivados, 30% estão em germinação e 70% em desenvolvimento vegetativo.

Nos próximos dias

Para quem está na expectativa de o tempo firmar, a notícia não é boa. Há previsão de chuva, segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), pelo menos até terça-feira da semana que vem. Ela não deve ser tão intensa como a registrada ontem e anteontem, uma vez que o sol pode aparecer nos próximos dias, mas as pancadas de chuva serão predominantes durante os próximos dias. No domingo deve voltar a chover forte e sol mesmo só na quarta-feira da próxima semana. As temperaturas oscilam dos 16ºC aos 30ºC.