Policial

1% já bateu este ano

Com uma frota de 218.885 veículos, segundo dados do mês de agosto coletados pelo Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná), mais de 1% dos automóveis e motocicletas já se envolveram em acidentes de trânsito este ano em Cascavel.

Os números levam em conta o total de colisões em que os socorristas do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) são acionados. Conforme dados do Corpo de Bombeiros, de 1º de janeiro até ontem foram contabilizados 2.219 acidentes. Crescimento de mais de 6% no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando os socorristas atenderam 2.092 colisões.

Os dados impressionam ainda mais quando dividimos o total de acidentes com o número de dias de 2017. Em média os brigadistas atendem nas ruas e rodovias de Cascavel oito acidentes.

Um deles aconteceu na tarde de ontem, na Rua Fortaleza, proximidades com a Rua Francisco Bartinik, no Bairro Coqueiral. A colisão envolveu um veículo e uma motocicleta.

Moto

Segundo testemunhas, Pedro Pompeu, de 24 anos, seguia de moto quando atingiu um Celta, cujo motorista saia de ré de uma calçada. Com o impacto da colisão, Pedro foi parar embaixo de um Ford Fiesta, que estava estacionado.

Com ferimentos moderados, incluindo uma fratura na clavícula e escoriações pelo corpo, Pedro foi encaminhado para a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Veneza.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Cascavel, somente no último trimestre deste ano as UPAs foram responsáveis por 4.467 atendimentos encaminhados pelo Siate, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e pelos socorristas das concessionárias que administram as rodovias.

Outro acidente

Uma mulher que trafegava pela Rua Presidente Kennedy no sentido Centro-Tropical colidiu sua moto Suzuki com um carro Kia Ceratto que estava na Rua Jorge Lacerda. Segundo uma testemunha, a motociclista identificada como Luana Cristina Soares, de 25 anos, teria atravessado o cruzamento quando o semáforo estava no amarelo. Com suspeita de fratura no tornozelo, Luana foi atendida pelo Siate e encaminha a UPA Veneza.

Testemunhas disseram que motociclista avançou sinal