Cotidiano

“Fura fila” pode estar próximo do fim

sar pessoas influentes para furar a fila de atendimento na área de saúde, hábito que quase levou à cassação do mandato do ex-vereador Ganso sem Limite, pode estar com os dias contados em Cascavel.

Numa tentativa de resolver de vez esse problema, o vereador Fernando Hallberg protocolou projeto que obriga a publicação, no Portal da Transparência do Município, das listas de pacientes que aguardam consultas, exames e intervenções cirúrgicas na rede municipal de saúde.

O cadastro deverá conter data de solicitação da consulta ou outro procedimento, área médica, colocação na lista de espera e estimativa de prazo para atendimento. Além disso, a Secretaria de Saúde terá que divulgar o total de consultas, exames e intervenções cirúrgicas realizadas a cada mês, bem como o total de pessoas na lista de espera para cada procedimento e o número total de leitos também ofertados.

No caso de exames com pedido de urgência, devem ser destacados todos os pacientes que aguardam há mais de 30 dias e a ordem do agendamento poderá ser alterada somente em casos graves.

“A meta é realizar o acompanhamento em tempo real”, explica Hallberg, cujo projeto também foi assinado pelos vereadores Sebastião Madril, Paulo Porto, Serginho Ribeiro, Misael Júnior e Pedro Sampaio.