Política

“É engolido pela corrupção quem aceita pactuar com ela”

Mesmo exercendo o primeiro mandato, Alécio Espínola assumiu a liderança de governo na Câmara de Vereadores de Cascavel. A política não era novidade para o jornalista que tem sua base eleitoral firmada na sua experiência como líder comunitário e pela defesa de bandeiras como o fim das “cervejadas” e o combate ao uso de outros ilícitos.

A confiança política para assumir a liderança veio dos anos que militou ao lado do prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos (PSC). A caminhada rendeu a amizade e assessoria parlamentar, enquanto o prefeito de Cascavel cumpria seis anos de mandato.

Bons Amigos

“Tenho um relação excelente com o Paranhos. Então conduzir os trabalhos e defesas na Câmara é um trabalho que faço como muita determinação e segurança. Apenas tenho o cuidado de que essa função não absorva toda a energia do mandato. Planejamento e dedicação são as palavras que guiam esse trabalho. Defendo um plano de governo que auxiliei elaborar e acredito isso facilita as coisas.

Vida e Comunidade

“Minha vida na comunidade sempre foi muito ativa, sou resultado dessas lutas e deste anseio popular. Acredito que todo esse processo desenhou de forma natural minha jornada até a Casa de Leis de Cascavel. Tenho prazer em servir a comunidade e isso não mudou com minha vitória nas urnas. Toda a comunidade venceu comigo”.

Fé e Prática

“Não escondo minha fé e a vocação de auxiliar meu próximo. Eu não sei viver fora da minha comunidade e sem a fé que pratico todos os dias. Essa é minha essência e a força das minhas ações mora justamente neste detalhe tão importante. O ser humano precisa de estruturas sólidas e vivenciar seus aprendizados em comunidade”.

Ondas do rádio

“Mantenho meu programa de rádio e defendo com muito amor e respeito à oportunidade de entrar na casa e na vida das pessoas com uma mensagem de paz e crescimento. Quando estou no microfone à política perde a importância e entra em ação algo bem maior. Sou movido por essa possibilidade de mudança e acredito que é possível encontrar um caminho seguro para todos nós e isso inclui a espiritualidade”.

Radical e rreventivo

“Luto contra as drogas de todas as maneiras que posso. Seja na prevenção ou na recuperação das pessoas. Não podemos pensar no problema só quando ele já se estabeleceu. Quando vemos um menor bebendo descontroladamente ou até um adulto que perdeu as medidas de equilíbrio, vemos que a sociedade terá um sério problema”.

“Sou contra o abuso das “cervejadas, raves e open bar” e outros tipos de abuso de álcool e drogas. Neste ponto sou radical. Precisamos de leis ainda mais rígidas para que esses eventos tenham inclusive mais dificuldade para se realizar. Aumentar a fiscalização quanto à presença de adolescentes é outra bandeira pela qual luto diariamente”.

Revolta dos inocentes

“Eu entrei na política com um grande questionamento. Precisava provar para mim mesmo que era possível fazer política sem se corromper. Ouvi muitas vezes que o sistema engole até os que nutrem caráter e boa intenção. Mentira. É engolido pela corrupção quem aceita pactuar com ela. Aos justos cabe a pratica da justiça e os resultados dela. Hoje tenho opinião formada e testada sobre isso”.

Sem encostos

“O bom de trabalhar na defesa de uma gestão séria e que prima pela transparecia é que ninguém se encosta com intenções duvidosas. Não existe clima nem terreno fértil para falcatruas. Essa legitimidade assusta quem está mal intencionado. Temos vivenciado isso em Cascavel e os resultados são certos”.

Esperança

“Agora que tenho convicção que a política é possível sobre a corrupção tenho outras metas e sonhos. Precisamos de mais pessoas de bem e motivadas pela causa comum. Esse é o momento de quem tem boa índole e conhecimento para ofertar de forma comunitária e desprendida. Muito mais forte que os partidos políticos é a vontade comum de melhor a vida do cidadão”.

Futuro

“Eu faço questão absoluta de cumprir meu mandato até o último dia. Assumi um compromisso com a população e não abro mão de andar de cabeça erguida e com muito orgulho por seguir empunhando bandeiras que construímos juntos. Se der outro passo na política será após esse período de aprendizado e contribuição para a minha comunidade. Meu mandato pertence ao interesse público e isso será respeitado em todos os momentos”.

Perfil

eleito com 1.635 votos

Casado, tem dois filhos

Conhecido por coordenar projetos sociais

Trabalha com recuperação de pessoas adictas