Cotidiano

“Dia D” contra a gripe

O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza será realizado em todo o Brasil amanhã (12). E em Cascavel 38 pontos de vacinação estarão disponíveis para o acesso da população-alvo. Das 8 às 17 horas e sem intervalo para o almoço, várias unidades de saúde e o posto de vacinação central estarão à disposição das pessoas que têm dificuldades de deslocamento durante a semana.

Pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) de idade; gestantes; puérperas (mulheres em até 45 dias depois do parto); profissionais de saúde; indígenas; portadores de doenças crônicas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e professores das instituições públicas e privadas (com declaração) têm direito à dose da vacina, que é efetiva contra os três tipos de vírus da gripe que mais circulam no País: influenza A (H3N2), influenza A (H1N1) e influenza B, sendo apenas contraindicada para pessoas que possuem histórico de reação alérgica grave ao ovo.

25 mil imunizados

Até esta ontem, Cascavel havia vacinado mais de 25 mil pessoas, "porém cabe ressaltar que a meta é de aproximadamente 88 mil pessoas", lembra a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Cristina Carnaval.

Esses números, segundo ela, são um sinal de alerta para o público-alvo, uma vez que falta menos de um mês para o término da campanha de vacinação, que segue até o dia 1 de junho, "e grande parte das pessoas que podem receber a dose ainda não compareceu às unidades de saúde".

Coberturas

As maiores coberturas dos grupos vacinais estão entre os idosos (55%) e professores (47%). No entanto, ainda é muito baixa a vacinação entre crianças com faixa etária compreendida entre seis meses e cinco anos (18%), gestantes (26%) e puérperas (37%).