Cotidiano

“Comunicação para construir cidadania”

O slogan em destaque é o que a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Cascavel defende. À frente desse setor responsável por levar informações à população, está o jornalista Ivan Zuchi, que compartilha a vasta experiência na área da comunicação, sobretudo, ao lado do prefeito Leonaldo Paranhos, para que a missão seja cumprida.

O secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Cascavel diz que o desafio é recuperar o tempo perdido e reconhece que os mecanismos por meio da tecnologia têm contribuído para que os assuntos em pauta no poder público cheguem ao conhecimento do público.

“É preciso que o cidadão tenha facilidade de acesso e consiga conversar com a prefeitura, expor necessidades, reclamações e até mesmo denúncias como recebemos eventualmente. As redes sociais nos possibilitam isso com muita rapidez, sem que haja ruídos no meio do caminho”, destaca.

Além das inovações visíveis na área da comunicação, o secretário fala sobre o compromisso diário da Secom para atender da melhor maneira a imprensa de Cascavel, a qual ele considera a mais engajada do Paraná.

“Conheço a de Curitiba, Londrina, Maringá e não temos uma imprensa com tanta intensidade nessas cidades como em Cascavel. Aqui temos mais veículos e extremamente engajados”, ressalta Zuchi. Confirma a seguir a íntegra da entrevista:

Perfil

Ivan Zuchi é formado em Jornalismo pela Univel e pós-graduado em Comunicação Política e imagem pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. Atuou durante 13 anos em Cascavel passando pela Rádio Colméia, jornais Hoje e O Paraná, Rádio Jovem Pan e CGN – Central Gazeta de Notícias. Em Curitiba assessorou o prefeito Leonaldo Paranhos, ainda no cargo de deputado estadual, por dois mandatos e retornou a Cascavel onde atualmente está à frente da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura.

Recuperação

“A Secom adotou como slogan: Comunicação para construir cidadania e estamos tentando recuperar o tempo perdido. O advento das redes sociais é muito anterior a 2014, que é o período que o atual contrato de publicidade foi licitado onde já havia o advento das redes sociais como Facebook e o Twitter, que era mais usado. No entanto, o edital não prevê nada de trabalho nesse sentido e que as agências possam fazer o trabalho de produção das redes sociais. Nesse aspecto estamos inovando, inclusive com o novo edital”.

Redes sociais

“As redes sociais são facilitadores de comunicação, pois a informação vai direto ao consumidor. É a ferramenta mais horizontal. Antigamente tínhamos o veículo falando para o público, mas em uma posição acima, sem que as pessoas pudessem interagir. A prefeitura é como um veículo de comunicação e todo dia produz informação. Então é preciso que o cidadão, ou seja, nosso público, tenha facilidade de acesso e consiga conversar com a prefeitura, expor necessidades, reclamações e até mesmo denúncias como recebemos eventualmente. As redes sociais nos possibilitam isso com muita rapidez, sem que haja ruídos no meio do caminho”.

Dedicação

“Desde 2011, no gabinete do Paranhos, começamos a ter uma atuação mais intensa nas redes sociais. Eu mesmo já tive uma atuação mais intensa, hoje já deixei o Facebook, porque não conseguia mais cuidar do assessorado que nesse momento é o prefeito. Antes mantinha uma atividade muito intensa no Twitter e já cheguei a ter 25 mil seguidores e um blog em Curitiba que, inclusive, pautou matérias importantes”.

Lives

“Nós da equipe já percebíamos que era uma ferramenta muito forte e Paranhos fazia lives no gabinete, no início da manhã ou no fim da tarde, depois do expediente. Percebemos que isso trazia um bom resultado, pois as pessoas estavam ansiosas por esse canal de comunicação. Não só para dizer boa noite ou parabéns ao deputado, mas para cobrá-lo e apresentá-lo reivindicações e com isso tínhamos a participação de pessoas de todo o Paraná”.

Referência

“Quando o Paranhos assumiu a Prefeitura de Cascavel e inovou pelo fato de um prefeito ir às ruas e fazer lives e reclamar de alguns serviços ruins, ele se tornou o verdadeiro fiscal da cidade. Houve comentários de que ele é o Dória de Cascavel, mas respondi que o Dória é o Paranhos de São Paulo porque o Paranhos começou a fazer lives muito antes dele”.

Licitação

“Os editais de publicidade não são muito diferentes de cidade a cidade. Tivemos como modelo edital do governo do Estado, e mesclamos com o de Maringá e Londrina e consultamos várias pessoas. Um dos avanços é que se por acaso tivermos agências de fora na licitação, que elas mantenham aqui na cidade um escritório, para produzir conteúdo, não só de representação. É necessário um escritório com contato publicitário, com pessoas especialistas em mídia e dois profissionais de criação, que não dependam de consultar alguém de Curitiba, por exemplo. Outra inovação é que tenha a possibilidade de produzir conteúdo para a internet. São duas inovações importantes e a agência terá maior representatividade aqui e conseguirá produzir materiais com mais rapidez e qualidade”.

Imprensa

“Vivi grande parte da minha escola profissional aqui e acredito que a imprensa de Cascavel talvez seja a mais combativa e engajada de todo o Paraná. Conheço a de Curitiba, Londrina, Maringá e não temos uma imprensa com tanta intensidade nessas cidades como em Cascavel. Aqui temos mais veículos, extremamente engajados, e uma imprensa que te cobra a toda tempo”.

Demanda

“Nós respondemos em média cerca de 130 e-mails à imprensa com solicitações de pauta. Precisamos buscar informação para repassá-la a vocês, fazer contato com secretários e diversos órgãos de comunicação direta ou indireta, agendar ou cancelar entrevistas, então isso gera uma demanda de trabalho muito intensa, considerando que a equipe da Secom é pequena e em relação a jornalistas formados, contamos com três”.

Mudanças

“Não temos ainda um departamento de publicidade e uma coisa que talvez aconteça e isso já foi para a Câmara é uma modificação na estrutura de Secretaria de Comunicação Social, com a criação de um departamento de publicidade e um de imprensa, pois são duas coisas distintas. O ideal é que a gente tivesse um departamento de criação até para acompanhar o trabalho das agências, pois hoje isso fica tudo a cargo do secretário”.

Campanha

“As secretarias nos enviaram o que tinham programado e nós condensamos isso em um mesmo calendário que estamos administrando, pois algumas datas e horários vão mudando. Temos várias inaugurações, anúncios de licitações e programas para campanha de aniversário de Cascavel. Ao todo são 68 ações iniciadas já no dia 5 de novembro”.

Portal

“A primeira dificuldade que encontramos quando chegamos aqui foi com o site. O portal da prefeitura de Cascavel além de ser antiquadro, não permite que haja conversa com algumas linguagens mais modernas de informática. A empresa que trabalha com os dados da prefeitura, o IPM, está produzindo uma nova proposta, mas há conflitos para migrar algumas ideias daquilo que seria um portal ideal”.

Inovação

“Queremos inovar, mais espaço para vídeos, pois as pessoas estão muito ligadas a isso. Então, queremos que tudo isso esteja dentro do portal e ao mesmo tempo ampliar o acesso da informação ao cidadão e tornar tudo mais transparente. O portal é muito tímido e temos dificuldades para encontrar algumas informações. Acreditamos que até o fim do ano consigamos acertar isso”.