Policial

“Bomba” é encontrada em materiais recicláveis

Cascavel – Era um dia de trabalho normal para os coletores de recicláveis da Cootacar (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Material Reciclável de Cascavel). Os funcionários separavam as bags – sacolas utilizadas para colocar o lixo reciclável – quando encontraram um artefato semelhante a uma bomba de dinamites.

A situação ocorreu no barracão da Cooperativa, na Avenida Piquiri, Bairro Brazmadeira, região norte da cidade.

A assistente social da Cooperativa, Alessandra Baldin, conta que o item foi encontrado em meio a recicláveis que já estavam havia um ano no local. “Tirei foto e mandei para amigos meus que são policiais, aí a polícia foi acionada, mas não fazíamos muito ideia do que se tratava”, relata.

A Polícia Militar isolou o local e acionou a equipe do Esquadrão Antibombas de Curitiba e, segundo o tenente André Frietzsche Fernandes, o setor seria o responsável para desarmar o artefato. “Não temos como afirmar se é de mentira ou não, se é caseira ou não, por isso chamamos o esquadrão, que é a força responsável. Mesmo não tendo certeza do que se trata, precisamos fazer isso para evitar uma tragédia”, explica o tenente André Fritzsche Fernandes.

Quando uma bomba é encontrada, a Polícia Militar precisa permanecer no local até que a equipe especializada verifique a situação. O Pelotão de Choque de Cascavel é treinado para lidar com esse tipo de material, porém, de acordo com o setor de relações públicas do 6º BPM, trata-se de uma preparação apenas para fazer o isolamento do local e a análise do material, e não para desarmar o artefato.