BRASÍLIA – O técnico do Flamengo, Zé Ricardo, declarou ser contra torcida única nos clássicos jogados nos estádios de futebol do Rio de Janeiro. A medida foi proposta pelo Ministério Público como forma de evitar episódios como o ocorrido no último domingo, quando um confronto entre as torcidas do Botafogo e Flamengo, no Engenhão, terminou com um morto e oito feridos.
Para Zé Ricardo, torcida única é reconhecer a incapacidade de prover segurança ao futebol.
? Como torcedor e amante do futebol, eu sou completamente contra. Eu acho que a torcida única, enfim, é o reconhecimento da nossa incapacidade de promover um espetáculo. Eu considero o futebol um entretenimento em sua essência. Logicamente, sério da forma como é. E trabalhar com torcida única não é uma ideia que me agrada em hipótese alguma ? afirmou Zé Ricardo.
Na avaliação dele, é preciso buscar outras soluções que levem famílias a ter segurança de ir aos estádios.
? Tem que ser tomada outra decisão de maneira para que possamos voltar a ver as famílias no Maracanã, nos estádios do Rio. E que a gente possa garantir a segurança. Torcida única é a vitória do contrário a isso. Eu espero que a gente encontre as soluções melhores a todos. E que a gente possa ter a felicidade de ver crianças, esposas acompanhando futebol ? disse o técnico.
O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, também já tinha dito ser “totalmente contra” a torcida única em clássicos.