RIO – Treinador lendário do basquete mundial e comandante do time americano no Rio-2106, Mike Krzyzewski, o Coach K, mostrou empolgação ao falar sobre a Cerimônia da Abertura desta sexta-feira, que contará com a presença dos 12 astros da NBA. Antes de treino na sede do Flamengo, na Lagoa, na tarde desta sexta, ele pediu que os sentimentos que estarão no Maracanã sejam repassados para o mundo inteiro.
? Hoje é o maior dia nos esportes no mundo. É uma celebração uma vez a cada quatro anos do que o mundo deveria ser: unido, alegre e interagindo. Todos os países e todas as pessoas lá estarão celebrando o esporte, e o esporte fez mais pelo mundo do que qualquer outra coisa. E hoje é essa a celebração. Que coisa bonita seria se pudermos manter esse sentimento de união como um mundo. O esporte faz isso e a principal razão para termos a Olimpíada. Vai ser uma noite muito muito bonita ? disse Coach K ao GLOBO.
Carmelo Anthony e Kimmy Butler foram alguns dos jogadores que demonstraram o desejo de estar presentes na cerimônia apesar da estreia neste sábado, contra a China, às 19h, na Arena Carioca. Nenhum deles, no entanto, bateu a empolgação de Coach K, que falou sobre como a Cerimônia de Abertura no Maracanã é importante para seus atletas.
? Nós temos seis jogadores que nunca jogaram uma partida internacional fora do solo americano e 10 caras que nunca estiveram nos Jogos Olímpicos. Hoje, para nós, colocar o uniforme da cerimônia de abertura será maravilhoso, um dia que carregarão para a vida ? afirmou.
Coach K trabalha desde 1980 como treinador na Universidade de Duke, uma das principais dos Estados Unidos. Ele tornou-se uma espécie de guru de técnico, entre eles Bernardinho, que assina o prefácio do livro do treinador americano “Liderar com o Coração” (Sextante, 2016). O técnico traz atletas de outros esportes, como o nadador Michael Phelps, para “fazer parte do time”. Ele comentou sobre o que carrega de ensinamentos dos Jogos Olímpicos.
? A paixão pela preparação, estar no momento excelente. Uma das coisas bonitas dos Jogos Olímpicos é que você vê isso em esportes individuais e coletivos. Numa prova de 100 metros, a pressão e explosão e que precisa para aquele momento. Já na maratona, é uma prova de atletismo totalmente diferente. No vôlei ou no basquete você vê aspecto de equipe. É uma celebração da excelência no nível individual e coletivo; e ainda jogando pelo seu país em frente ao mundo todo. Você aprende muito sobre a performance humana por causa disso ? garante.